segunda-feira, 25 de outubro de 2010

2º Festival "Em defesa da Festa Brava"

- Praça de Toiros Celestino Graça

- Data: 23 de Outubro de 2010, pelas 16 horas
- Empresa: Aplaudir, Lda
- Ganadarias: Várias Ganadarias
- Cavaleiros: Manuel Jorge de Oliveira, Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Francisco Palha e o praticante Tomás Pinto
- Matador: Luís Procuna
- Grupo de Forcados Amadores: Amadores de Santarém, Montemor e Alcochete, capitaneados por Diogo Sepúlveda, José Maria Cortes e Vasco Pinto, respectivamente.
- Assistência: Esgotado
- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. José Tinoca, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Luís Cruz

A Festa está viva… E bem viva! A prova foi o extraordinário fim-de-semana taurino que se viveu no último fim-de-semana em Santarém. 4 Corridas, 3 esgotadas. Solidariedade, Amizade e Orgulho compunham os sentimentos de quem fez questão de marcar a sua presença. Na segunda corrida do dia, pelas 16horas, com praça cheia até à bandeira, toureou-se, pegou-se e homenageou-se.

Abriu a tarde o Cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira, frente a um toiro gentilmente cedido pela Casa Infante da Câmara. Esteve bem nos compridos e frente a um toiro que se adiantava, poderia ter tido maiores dificuldades na colocação dos ferros curtos, não fosse a sua veterania como cavaleiro.

Seguiu-se Paulo Caetano, frente a um oponente com o seu ferro. Nos compridos esteve bem a cravar dois ferros, e foi nesse ritmo que entrou e finalizou o tércio dos curtos, onde toureou e mandou vir de largo, para cravar.

A Joaquim Bastinhas, calhou em sorte um Paulino da Cunha e Silva, ao qual cravou com acerto os compridos. Nos curtos colocou bons ferros e para terminar, a pedido do público, cravou o seu tradicional par de bandarilhas.

António Ribeiro Telles, frente a um Cunhal Patrício, desenhou uma lide com princípio, meio e fim. No primeiro comprido esteve bem, e muito bem no seu segundo. Avançou para os curtos com igual tourearia, onde colocou 4 ferros de muito boa nota.

A Francisco palha, tocou um exemplar da ganadaria Rio Frio. Nos compridos a mandar vir de largo e a cravar de frente e nos curtos com ferros de boa nota, a cravar ao estribo. Fechou a sua actuação em Santarém com um par de bandarilhas.

Tomás Pinto, último cavaleiro da corrida, toureou outo Cunhal Patrício. Abriu praça com uma sorte gaiola e cravou dois compridos de muito boa nota. Esteve bem nos curtos.

Fechou esta tarde de toiros o Matador Luís Procuna, um toureiro de Capote, Bandarilhas e Muleta. No primeiro tércio, com o capote, mostrou que vinha para consolidar o triunfo alcançado recentemente na mesma praça. Nas bandarilhas, cravou com muita arte 3 pares. No último tércio, com a muleta, desenhou uma bonita lide. De se salientar os derechazos e passes de peito, que o bravíssimo toiro de Falé Filipe proporcionou ao matador nesta tarde de festa.

Pelo Grupo Forcados Amadores de Santarém, saltaram a trincheira para abrir praça, a dupla Ricardo Tavares e David Romão, a tentarem uma pega de cernelha. Após algumas tentativas falhadas, acabou por ser pegado de caras, numa belíssima pega ao primeiro intento, por intermédio de Ricardo Tavares, com o grupo a ajudar bem. Para a cara do terceiro da tarde, perfilou-se Luís Sepúlveda. Esteve correcto na cara do toiro e realizou uma boa pega à primeira tentativa, com uma boa primeira ajuda do forcado Nelson Ramalho (que ficou magoado, sem gravidade, na arena)

Pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor, abriu a actuação do grupo, o forcado Francisco Borges. Esteve bem a citar, a mandar no toiro para ter uma boa reunião, onde foi bem ajudado pelo grupo. Sobre António Dentinho, forcado da terra, recaiu a responsabilidade de fechar a tarde do grupo. Esteve correcto frente ao seu oponente, consumando à primeira tentativa, com o grupo a ajudar bem.

Fechava o capítulo da forcadagem, o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete. António José Cardoso, de apenas 12 anos, e filho do popular Néné, antigo cabo do grupo de Alcochete, abriu a tarde do grupo. Pegou à 2ª tentativa, com o grupo a ajudar. De se salientar o enorme espírito para pegar na Monumental de Santarém numa data tão especial, com apenas 12 anos. Pedro Viegas, fechou a tarde de pegas. Bem a citar e a ter de pisar os terrenos do toiro, pegou à primeira tentativa, após algumas mudanças na colocação do toiro, com o grupo a ajudar.

O Mais e o Menos da corrida
+ A adesão do Público a este evento
+ A disponibilidade das Ganadarias, Toureiros e Forcados.
- Nada a destacar.

Sem comentários:

Enviar um comentário