sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Solange Pinto faz a retrospectiva da semana mais intensa da temporada

Pablo Hermoso com o "Ícaro" na quarta-feira em Coruche
Foto www.pablohermoso.net
SOLANGE
PINTO
David Gomes foi a surpresa no dia 14 na Malveira
Foto Solange Pinto



Esta foi uma intensa semana de toiros... Abundaram os espectáculos integrados nas típicas festividades de Verão. Agosto é tradicionalmente, o mais taurino mês do ano... A tradição mantém-se!

Dia 14 de Agosto, a Malveira serviu de palco a um bonito e agradável espectáculo, encabeçado pelo Maestro Moura, que, em tarde inspirada, deu show de toureio, dentro do seu cunho pessoal. Bons ferros e remates ladeados com a marca de "Merlín".
Na mesma jornada, actuaram Telles Bastos e Marcelo Mendes. O primeiro com duas actuações, regulares, pautadas pelo classicismo, o segundo com duas exibições de repercussão mais popular, fruto de tourear na sua terra. Mas há que dizê-lo, a primeira actuação de Marcelo foi coesa, diversificada e com bons momentos de toureio.
Mas a surpresa da tarde esteve por conta do jovem amador David Gomes. Também ele da Malveira, David emocionou os seus paisanos ao triunfar de forma rotunda. Protagonizou lide com distintas fases, onde não faltaram dois "violinos" de grande nota.
Os astados de Cabral Ascensão deixaram-se lidar...
As pegas foram efectuadas de boa forma pelos Amadores de Lisboa, que nesta tarde comemoravam o 67º aniversário, e pelos de Cascais.
Da Malveira a Reguengos... toureiros diferentes, actuações distintas, sobretudo marcadas pelas dissemelhantes condições de lide dos oponentes, desta feita da ganadaria espanhola de José Luís Pereda.
Salgueiro, a quem coube abrir praça, exibiu um cheirinho daquilo que pode e sabe fazer. Depois de regular actuação, cresceu proporcionando uma segunda lide de nível elevado.
Sem toiro no primeiro e sem luz no segundo, não houve muito de Vitor Ribeiro que pudesse vir na retina... Telles Júnior andou bem ao seu estilo alegre e comunicativo, vivendo momentos de apuro, com uma impressionante colhida contra as tábuas, que o lançou directamente para a trincheira.
As pegas estiveram por conta dos rapazes de Montemor e Aposento da Moita, que, com ofício efectivaram as suas funções.
Se na Malveira houve casa cheia, em Reguengos meia praça ficou com cimento à vista...
De Reguengos saltamos para outra corrida com o selo da "Toiros & Tauromaquia". Dia 16 em Alcochete, estiveram em praça Moura, Salvador e Ribeiro. Houve grandes actuações dos três cavaleiros. Sem imitações nem confusões, o trio de artistas desenvolveu lides interessantes, triunfais, sobretudo se tivermos em conta o jogo dado pelos 'inimigos' (das ganadarias de Lupi e Contreras).
Além dos Amadores de Alcochete, os reis da festa foram os forcados mexicanos de Mazatlán... Bem nas consumações!
Desta meia casa forte, aos três quartos de Coruche, onde foi Pablo quem mais ordenou. Com "Chenel" e "Ícaro" armou o taco frente ao segundo do seu lote, levantando o público dos seus lugares.
Salgueiro, sem matéria-prima a abrir praça, apenas se valeu do segundo para evidenciar as suas potencialidades de figura, da figura que é!
Telles Júnior goza do poderio de ser filho de uma terra que o acolhe de forma incondicional. Mas na verdade, a sua primeira prestação mereceu bem a ovação que os coruchenses lhe tributaram.
Lidaram-se toiros Salvador Domecq e Passanha. Os três espanhóis menos rematados...
Semana intensa, que promete continuar sem dar tréguas! A Festa está viva e recomenda-se!