segunda-feira, 8 de junho de 2009

Antigo forcado pega de caras Clube Taurino Salvaterra de Magos


Simão Pedro Neves, antigo forcado, picador de toiros e responsável pela Ganadaria Conde de Murça é o novo líder do Clube Taurino de Salvaterra de Magos, instituição com 150 associados que têm em comum o gosto pela festa brava e a vontade de manter e recuperar “algumas das melhores tradições de Salvaterra de Magos”. Simão Neves, picador que acompanha o novilheiro Nuno Casquinha no estrangeiro, é um taurino de méritos reconhecidos. Natural de Salvaterra, onde ganhou o gosto pelos toiros, Simão começou nos forcados da terra e mais tarde passou pelos grupos do Ribatejo e do Aposento da Chamusca. Foi um forcado valente durante 25 anos, homem de coragem e determinação. Foram essas características que levaram um grupo de amigos a convidá-lo para liderar o projecto do clube taurino. Um plano ambicioso que já começou a dar frutos com a duplicação em dois meses do número de associados liderado pelo deputado e vereador Nuno Antão que é o presidente da assembleia-geral enquanto o presidente da junta de freguesia João Nunes lidera o conselho fiscal.
O clube está envolvido nas festas dos Toiros do Foral dos Toiros e do Fandango com uma tasquinha no espaço da gastronomia e Simão Neves é um dos responsáveis pelo acompanhamento das entradas e largadas de toiros. A sua forte amizade ao empresário António Manuel Cardoso faz com que colabore também nas iniciativas que decorem na praça de toiros de Salvaterra de Magos.
Nos horizontes do Clube Taurino já está um a corrida a realizar em Setembro, durante a Equimagos (feira de actividades equestres e taurinas de Salvaterra) com um cartel feito com figuras de Salvaterra. “Será a oportunidade para fazer algumas homenagens e reconhecimentos a pessoas da terra com grande força taurina”, realça o presidente.
A direcção composta por José Silva, Ângelo Silva, Diogo Costa Luís Sátira, Óscar Romão, Nuno Monteiro e António Baião, aficionados das mais variadas áreas profissionais, teve o primeiro teste na organização de um dia de campo na herdade de Sommer de Andrade, no Alentejo. A jornada, com mais de meia centena de aficionados, correu tão bem que já há vontade de repetir noutras herdades.
Os dirigentes do clube prepararam um colóquio sobre “Toiros e Festas” para o dia 10 de Junho, às 17h00, integrado nas festas de Salvaterra e pretendem organizar também jantares temáticos onde se debata a festa com figuras num ambiente de tertúlia e uma ceia fadista dedicada aos aficionados.
Entretanto a tertúlia do Clube Taurino funciona todos os dias, excepto às segundas-feiras, próximo da capela real, e oferece petiscos, jogos e a oportunidade de ver as melhores corridas de toiros do mundo. Na sala há um ambiente taurino com a cabeça de um toiro, fotos e cartazes de corridas, um cavalo de bronze e não falta um burladero que serve de biombo no acesso às casas de banho.

Sem comentários:

Enviar um comentário