segunda-feira, 15 de junho de 2009

Calor marca presença em Monforte onde o publico faltou


Depois de uma temporada encerrada a Praça de Touros “João Moura” em Monforte recebeu no passado dia 23 de Junho um espectáculo misto levado a efeito pela empresa Verónicas e Piruetas.
Um cartel de jovens, onde o publico não compareceu como se desejava o que me leva a voltar a fazer a mesma pergunta, o que é feito dos aficionados alentejanos? Pois no ano passado muitas eram as bocas que se levantavam a criticar o fecho da praça e outras que se levantam criticando os cartéis por serem repetitivos e não se incentivar a juventude, mas quando isso acontece o publico não comparecem, alguma coisa vai mal…
Anunciavam-se os cavaleiros João Moura Caetano, João Moura Jr, Isabel Ramos e o novilheiro João Augusto Moura, bem como, os Forcados Amadores de Monforte, que comemoraram o seu 10 aniversário, quanto aos touros pertenciam a várias ganadarias.

Iniciou a tarde João Caetano, a quem tocou o pior lote. No primeiro touro iniciou-se com dois compridos de praça a praça, nos curtos João realizou uma lide correcta indo de frente para o touro, um astado que transmitia pouco. Na segunda lide teve pela frente um touro que não ia ao engano e que dificultou o labor do jovem ginete que se encastou para tentar dar a volta ao astado.

João Moura jr, teve pela frente pela frente o melhor touro da tarde, aproveitando da melhor forma as boas condições do astado, estando muito bem na brega que executou fazendo ouvir fortes ovações por parte dos tendidos. A segunda lide foi um pouco mais morna, perante um touro com menos transmissão, mas ainda assim Moura jr, realizou uma boa lide cravando bons ferros em sortes frontais, culminando a lide com um ferro de palmo.

Fazia ainda parte do cartel o novilheiro João Augusto Moura, que obteve um êxito rotundo, pois realizou duas boas faena, perante dois colaboradores touros da ganadaria de seu tio. João aproveitou essas boas condições e deliciou os presentes com bons momentos de toureio, especialmente na segunda onde toureou com sentimento e profundidade. Foi uma faena onde se viram muito bons naturais.

Completava o cartel a jovem cavaleira praticante Isabel Ramos, que voltou à praça onde se tinha estreado. Teve pela frente um bom novilho de Passanha, que permitiu á jovem cavaleira realizar uma boa lide, indo de frente para o seu oponente e deixando ferros de boa nota.

No que diz respeito aos forcados a tarde era de festa, pois comemoram-se os 10 anos de existência onde Paulo Jorge Freire fardou antigos e actuais elementos do grupo que comanda. E diga-se em abono da verdade que a tarde também foi deles, pois concretizaram as cinco pegas ao primeiro intento por intermédio de Paulo Freire, Ricardo Carrilho, Luis Aranha, Nelson Catambas e Fábio Derriado.

O espectáculo foi dirigido correctamente por Agostinho Borges, nesta tarde de muito calor.

Sem comentários:

Enviar um comentário