segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aldeia da Venda: “São Martinhos” destacam-se em tarde de agradável toureio a cavalo


Aldeia da Venda, situada na freguesia de Santiago Maior/Concelho do Alandroal, terra de gente aficionada, possui uma praça de toiros desmontável, onde ano após ano, se realizam corridas de toiros.

Nesta temporada e na próxima, a Empresa “Aplaudir”, será a gestora do referido tauródromo, e montou para este seu primeiro espectáculo uma corrida à portuguesa, com um cartel constituído por jovens cavaleiros, já com provas dadas de inegáveis condições para futuras figuras do toureio a cavalo. O público respondeu positivamente, e registou-se uma boa entrada de público (3/4 da lotação preenchida), a melhor dos últimos anos, numa tarde já de Verão, em que a brisa de vento que soprava, tornava a temperatura na parte do Sol, perfeitamente suportável.

O destaque desta corrida, terá de ser dado à GANADARIA de S. MARTINHO, pois enviou um curro de novilhos( algarismo 7 na mão, nascidos em Novembro de 2006) de excelente apresentação, sérios, com trapio, com cara, e com pelagens variadas( negro e castanho) , que como seria normal, tiveram comportamentos diferentes, destacando-se os lidados em 2º, 3º e 4º lugares, e os restantes a exigirem dos cavaleiros.

MOURA CAETANO abriu a corrida, lidando um exemplar castanho bragado, que logo no primeiro estado de saída mostrou a casta que possuía; deixou-lhe dois ferros compridos eficazes, com o hastado a doer-se no momento da cravagem. Depois com a ferragem curta, o cavaleiro soube aguentar as investidas violentas do novilho, desenvolvendo uma lide correcta, cravando a quarteio, bons ferros curtos. O seu segundo oponente (pelagem negra), foi um dos bons exemplares lidados nesta corrida, com nobreza e que cumpriu com nota alta. Caetano limitou-se a deixar a ferragem comprida, mas depois com os curtos, subiu o tom da lide, estando muito toureiro, mostrando a sua boa equitação e brega, e sempre com entradas a quarteio e arredondando no momento de cravar, deixou ferros curtos de muito bom nível, sempre rematados a condizer, e com o público a tributar-lhe fortes ovações. Fechou a actuação com dois ferros de palmo, também eles fortemente aplaudidos.

DUARTE PINTO cavaleiro de dinastia ( filho de Emídio Pinto) teve uma boa passagem pela Aldeia da Venda, rubricando duas boas actuações, na continuidade do bom inicio de temporada que vem desenvolvendo. Lidou o segundo da tarde, um novilho sério, com trapio, que veio a mais, com o decorrer da pelea. O jovem cavaleiro, começou por despachar a ferragem comprida, para depois nos curtos mostrar um toureio de estilo clássico, bregando correctamente e cravando de frente(pena a ferragem ficar descaída), com remate da sorte. Estava a lide a agradar aos tendidos, quando já na parte final sofreu um forte toque na montada(aquando da cravagem do quinto ferro), e em seguida o último ferro, foi cravado como se diz na gíria “pescado”.A segunda actuação foi sem dúvida a melhor da tarde, calhou-lhe em sorte um novilho castanho albardado listão, que estava muito bem apresentado. Duarte, logo com os ferros compridos mostrou a disposição que trazia, citando de largo e partindo recto para a cara do oponente, deixando duas boas tiras. Depois veio montado num bonito cavalo preto, ferro Ortigão Costa, e os momentos de bom toureio a cavalo estiveram à vista de todos os presentes. Bregou com intuição, e a gosto, aproveitando as meias-investidas do novilho partiu recto e a quarteio, sucederam-se bonitos ferros curtos, sempre com a preocupação de rematá-los.

FRANCISCO PALHA curiosamente, teve uma lide irregular com um bravo toiro, e uma lide meritória, com o mais complicado da tarde. Assim por partes, começou por lidar o terceiro da tarde (castanho chorreado), de bonita apresentação e que veio a revelar bravura , com o qual o jovem ginete não se entendeu muito bem, decorrendo a lide com altos e baixos; indefinições no momento da cravagem e algumas passagens em falso, com toques na montada. A espaços, ainda deixou dois bons ferros curtos. A encerrar a corrida, com um hastado sério e com cara, o cavaleiro de Vila Franca, teve uma actuação muito meritória, dado que foi necessário pisar terrenos de compromisso, pois o novilho estava distraído e virava a cara à luta.O público soube premiar o esforço e entrega do cavaleiro, tributando-lhe muitos aplausos.

Para as pegas estiveram em praça os grupos de forcados de ALCOCHETE e APOSENTO DO ALANDROAL, que apesar de apenas concretizarem só uma pega à 1ª tentativa, não se pode dizer que tiveram uma tarde dura, apenas por culpa própria, as coisas não correram melhor. Por Alcochete (que trouxe muitos jovens elementos),foram caras, Luís Saramago(à 2ª), Pedro Belmonte(à 2ª) e Tiago Domingues(à 2ª).Pelo grupo da região, foram caras Mário Pinto(à 2ª), Fábio Raposo(à 3ª) e o cabo do grupo João Passos, que à 1ª tentativa, efectuou a pega da tarde, fechando-se muito bem à barbela e aguentando sozinho, com o novilho a fugir aos restantes ajudas.

Dirigiu o espectáculo, que decorreu em bom ritmo, o Sr. Francisco Farinha, assessorado pelo médico-veterinário Dr. José Guerra. A parte musical esteve entregue à Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal, e o cornetim de serviço foi o Sr. Nuno Narciso.

Sem comentários:

Enviar um comentário