terça-feira, 6 de julho de 2010

Feira do cavalo e do touro no Soito com corrida brava e dura


Tarde de muito calor com a temperatura a rondar os 40 graus, mas mesmo assim as gentes da fronteira não se fizeram rogadas e compareceram em grande número à primeira corrida de toiros do ano 2010.

O local foi o Soito que pertence ao concelho do Sabugal, a capital da capeia raiana, mas as gentes vieram de todos os lados, a curiosidade da parte espanhola era por demais evidente que ansiavam pela actuação dos bravos de Portugal, os forcados.

Os touros, esses vieram de Espanha, pertenciam à ganadaria de Aldeanueva de encaste Juan Pedro Domecq e apresentavam o trapío de impor respeito, todos eles com 5 anos de idade. De uma forma geral cumpriram o seu labor durante as diversas lides, mais a caminhar para o manso, aquele lidado em 5º lugar

Abriu praça o carismático e popular Joaquim Bastinhas que nesta tarde sentiu em demasia quiçá, o incomodo que é ser aquele quem abre praça. Bem tentou o cavaleiro empolgar o público com a sua alegria de investida rápida e dobrando-se com o touro, de boa nota apesar de não ter sido muito correspondido foi o seu ferro de palmo e o par de bandarilhas, estas últimas cravadas em terrenos de tábuas. No seu segundo não se sentiu a gosto pelo que apenas colocou a ferragem da ordem saíndo sem que o público lhe pedisse o famoso par de bandarilhas.

Pedro Salvador mostrou esta tarde que exige estar no lote dos cavaleiros de primeira, o seu primeiro foi um touro que acudia rapido ao cite e onde Pedro bem ao estilo do popular Diego Ventura ia recuando vindo a cravar dois desses ferros em terrenos de muito compromisso, sendo bastante mais aclamado pelo público. O seu segundo apesar de manso e com grande interesse no que se passava na trincheira, teve direito a uma lide de topo, com o esforço evidente do cavaleiro que toureava com o cavalo mas sobretudo toureou muito falando com o touro evitando que este se refugia-se em tábuas, colocou ainda um último ferro curto a pedido do público.

Marcos Tenório mostrou inovação e adaptação aos diversos oponentes, o seu primeiro foi um rival que nao transmitia tanta emoção como os seus irmãos de camada, nesta situação Marcos andou de forma desenvolto com o touro, vindo a finalizar com um ferro de palmo de boa nota. O seu segundo estava claramente “picado” pela actuação de Pedro Salvador e fez uma lide para público aplaudir a qualquer instante, terminou a actuação com 2 ferros de palmo em sorte violino.

Ìnicio de epoca para os diversos grupos de forcados e como tal a pouca rodagem fez-se notar na altura das pegas propriamente ditas.

O grupo dos académicos de Elvas pegou os touros correspondentes a Joaquim Bastinhas. Para o primeiro foi a cara Tiago Mimoso que não recuou da melhor forma a receber o touro pelo que apenas á 3ª tentativa e com ajudas carregadas a pega se concretizou, no segundo David Barradas sofreu na pele a dureza de um touro ainda pouco mexido na lide e que vinha com muita força a derrotar de forma muito violenta, tentou 3 vezes sem efeito vindo a sair lesionado sendo substituido por Roberto Ameixa que resolveu a contenda com o grupo bem coeso desta vez.

OS amadores de Coimbra tiveram duas intervençoes a roçar o brilhante, o primeiro touro foi pegado por Nuno Cruz, que sentiu a dureza da primeira tentativa sendo literalmente despejado da cara do touro vindo parar ao rabo do mesmo. Não se antevia fácil a sua concretização mas na segunda tentativa e com o touro a derrotar com a cabeça em cima o forcado não se largou mostrando uma enorme força de braços. O segundo touro foi o oposto do primeiro uma vez que trazia quase sempre a cara junto à arena, foi pegado à primeira tentativa por Luís Dinis que resolveu a contenda.

Pelos amadores de Monsaraz, Tiago Valído foi o primeiro a honrar a jaqueta e apôs uma primeira tentativa furada por não ter recuado o suficiente, foi eficaz no seu segundo intento com uma pega de boa nota. Para o segundo touro o cara foi André Mendes que executou uma pega segura ao primeiro intento que se tornou eficaz mas onde poderia ter dado um pouco mais de verdade na hora do cite, mas para todos os efeitos foi concretizada à primeira tentativa.

Por: Nelson Nascimento

1 comentário:

  1. Boa tarde.
    Parabéns pelo seu Blog informativo. Deixo este comentário apenas para corrigir o nome dos forcados do Grupo de Coimbra: Nuno Cruz e Luís Dinis.
    Obrigado.

    ResponderEliminar