quarta-feira, 18 de agosto de 2010

João Telles Jr. e Pedro Galamba destacam-se na corrida de Arruda dos Vinhos de 16 de Agosto

Praça de Toiros: Arruda dos Vinhos.
Data: 16 de Agosto de 2010, pelas 22:00 horas.
Empresa: Tertúlia Tauromáquica “O Periquita”.
Organização: Soc. Campo Pequeno.
Ganadaria: Herd. Conde Cabral.
Cavaleiros: João Moura, João Telles Jr. e Tiago Carreiras
Grupos de Forcados: Amadores de Vila Franca de Xira e Coruche capitaneados, respectivamente por Ricardo Castelo e Amorim Ribeiro Lopes.
Assistência: ¾ Casa fortes.
Banda: Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos.
Delegados da IGAC: Delegado Técnico Tauromáquico Sr. José Tinoca assessorado pelo Médico Veterinário Dr. José Manuel Lourenço.


Os toiros de Herd. Conde Cabral saíram medianamente apresentados no geral, mas apenas 3 toiros tinham 4 anos, sendo os outros portanto, novilhos. Acusaram na balança respectivamente; 515, 495, 480, 500, 510, e 490 kg. Quanto ao comportamento, serviram para as lides á excepção do 4º da noite que era perigoso e só saia da crença de tábuas para fazer mal. O primeiro e o quinto foram verdadeiramente bravos.

João Moura, abriu a sua 1ª lide, com 2 bons compridos, recebendo bem o 1º da noite, nos médios, para de seguida aproveitar as investidas francas do novilho, e realizar uma boa lide com grande sentido dos terrenos e boa brega, como é seu apanágio. Destacam-se as 2 últimas sortes; um curto e um palmito, que fecharam muito bem esta actuação. No seu segundo toiro, saíram-lhe 2 “favas”; o toiro era perigoso, quando saia a crença de tábuas e após 2 bons compridos, o seu cavalo Merlin não estava nos seus dias. Moura foi colhido nessa montada, numa dessas violentas arreadas, cravou o 1º curto no cavalo e foi trocar de montada. Depois esforçou-se muito para conseguir cravar a ferragem da ordem, mas apenas a sesgo, o conseguiu. Destaque para o último curto, em que o cavaleiro consegue colocar o toiro nos médios e cravar um ferro de belo efeito. Agradeceu nos médios, mas recusou a volta apesar da insistência do público

Da Torrinha, vinha João Telles Jr., que foi o triunfador da noite. Começou com uma boa actuação, conseguindo preparar bem as sortes apesar das arreadas do toiro, e de alguns toques ligeiros na montada, mas o seu habitual desembaraço, ajudou nesta lide. Cravou bons ferros ao estribo, principalmente o primeiro e o quarto que transmitiram alegria para as bancadas. No segundo do seu lote subiu o nível, aproveitando a bravura do novilho com sortes bem preparadas e rematadas. Os 2 ferros compridos e os últimos 4 curtos; 2 deles em sorte de violino, foram os de melhor efeito, levantando as bancadas, perante o triunfo do “Ginja”.

Completava o cartel o jovem Tiago Carreiras, que na sua primeira actuação alternou, entre bons e maus ferros, perante um novilho que sem ser muito bravo servia bem para lide. O 1º comprido, 2º curto e o palmito foram as notas positivas, sendo notas menos boas a colocação de alguns ferros, outro a cilhas passadas, e o toiro deixado na crença dos curros após o ferro. No último da noite Carreiras, queria competir com os seus companheiros de cartel e por isso subiu o nível nesta lide. Depois de 2 compridos regulares, sacou o “Quirino” e com uma excelente brega, muito ligado ao toiro, empolgou a “teia” destacando-se o 1º e o 4º ferro curtos.

O G.F.A. de Vila Franca de Xira, abriu praça por intermédio de Paulo Conceição, que citou bem e mandou na investida, mas não reuniu bem e saiu da cara com o 1º derrote. Na segunda tentativa, corrigiu bem e fechou-se decidido, com o grupo a corresponder bem. Seguiu-se pelos rapazes de Vila Franca, Rui Godinho, que citou bem e foi buscar o toiro a tábuas, reunindo depois com boa técnica, sendo bem ajudado, numa rija pega. Fechou praça pelos Vilafranquenses, Márcio Francisco, que fez tudo bem. Citou, mandou vir o toiro e fechou-se com boa técnica à córnea, aguentando os derrotes do toiro, com o restante grupo a ajudar muito bem, destacando-se, Emanuel Matos e João Bento “Petróleo”.

O G.F.A. de Coruche, vinha a Arruda na véspera duma corrida de 6 toiros na sua própria terra. Abriu praça Carlos Tomás, que citou bem e mandou vir o toiro, e apesar deste para a investida a meio, alegrou o toiro e fechou-se bem, sem se adiantar, com o restante grupo a corresponder, mesmo com o toiro a fugir ligeiramente. Seguiu-se a pega da noite. Pedro Galamba fez 2 tentativas muito rijas. Na primeira citou bem e fechou-se aguentando muitos derrotes, sempre com o toiro em grande velocidade, o que desfeiteou as ajudas, saindo já em tábuas. Na segunda tentativa, repetiu tudo e desta vez contou ainda com uma grande primeira ajuda de José Tomás, que com este nome toureiro, se fechou com o forcado de cara e foi suportando com ele todos os derrotes e a velocidade do toiro fechando a pega, depois com muita garra o restante grupo. Deram os 2 forcados uma merecidíssima volta e ainda agradeceram nos médios no final. Para o último, foi escolhido Luís Gonçalves. O forcado citou pouco decidido, fechou-se á córnea, numa reunião pouco perfeita e acabou por sair por baixo do toiro. Voltou na segunda tentativa mais decidido, mas desta vez saiu da cara ao segundo derrote. Resolveu bem á terceira tentativa com ajudas carregadas.


O MAIS E O MENOS DA CORRIDA

+ A 2ª lide de João Telles Jr. A pega e primeira ajuda de Pedro Galamba e José Tomás, respectivamente ao 4º da noite. O gesto toureiro de João Moura, recusando a volta no seu segundo toiro

- Nada a destacar

Sem comentários:

Enviar um comentário