No próximo Domingo em Santarém lidam-se seis toiros de Couto de Fornilhos que se anunciam como imponentes.
A Ganadaria Couto de Fornilhos é actualmente a única ganadaria que pasta em Barrancos, na Herdade das Mercês.
É actualmente propriedade da Sociedade Agrícola Couto de Fornilhos, SA, de capital espanhol, e representada por Pablo Hernandez Alonso.
A sua divisa é azul marinho e amarela e tem como sinais a orelha esquerda fendida e uma porta na orelha direita.
Apresentou-se em Lisboa a 14 de Outubro de 1976
A ganadaria de Couto de Fornilhos foi iniciada em 1971, através da compra a José Moro do efectivo com ferro de Visconde Garci Grande. Este ferro foi alterado para o actual e o efectivo foi aumentado com vacas e sementais de Assunção Coimbra (encaste Tamaron-Alves do Rio), sendo posteriormente introduzidos sementais de Vasconcellos d'Andrade, Los Bayones e João Moura.
Na origem a ganadaria vendida por José Moro foi formada em 1902 por Santiago Neches com reses de Veragua e sementales de Santa Coloma. Passou sucessivamente pelas mãos de Ángel Rivas, Mariano Bautista Aistizábal, Señores Nogales y Mejías, que a aumentaram com reses de Graciliano Pérez Tabernero. Em 1938 foi comprada pelo Visconde de Garci-Grande, que modificou o ferro e substitiu as reses por outras de Juan Cobaleda. Conforme escrito atrás, em 1971 José Moro vendeu à familia portuguesa que mudou novamente o ferro e iniciou a ganadaria Couto de Fornilhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário