Foi um genial Matador, natural da Cidade de Sevilha, e um dos expoentes máximos da Escola de Toureio de Sevilha, nasceu no Bairro de La Macarena a 23 de Julho de 1927.
Fez a sua apresentação em Madrid a 1 de Abril de 1944. A sua apresentação na Real Maestranza de Caballeria de Sevilha teve lugar a 21 de Maio de 1944.
Os seus constantes êxitos nas principais praças de Espanha, levam-no a tomar a alternativa nesse mesmo ano na Monumental Praça de Toiros de Barcelona, a 3 de Setembro.
Foi seu padrinho Domingo Ortega e como testemunhas deste acto, Pepe Luis Vázquez e Carlos Arruza. Os oito Toiros eram da Ganadaria de Alipio Pérez Sanchón.
Depois de confirmar a alternativa no ano de 1945 em Madrid, tendo como padrinho Pepe Bienvenida, na lide de toiros da Ganadaria doña María Montalvo, no Inverno foi fazer a temporada mexicana pelas mãos de Silverio Pérez. A sua careira foi breve, pois retirou-se das arenas na Praça de Toiros de Caracas – Venezuela em 1953. Carreira marcada por vários incidentes sobretudo pela gravíssima colhida que sofreu na Praça de Toiros de Valdepeñas em 1947.
A pesar de tudo o seu estilo foi perpetuado através da sua entrada no filme "Currito de la Cruz", película que protagonizou, ficaram ainda gravadas na memória dos aficionados pelo que há vários anos pediam a concessão de tão insigne Espada da Medalha de Oiro ao Mérito das Belas Artes. Medalha que anualmente é atribuída pelos Monarcas de Espanha a um Figura da Tauromaquia.
Pepín era filho do também matador de toiros Francisco Martín Vázquez e irmão dos diestros Manuel e Rafael
Fonte: Aplausos Semanário Taurino, edição de 28 de Fevereiro de 2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário