terça-feira, 15 de março de 2011

João Salgueiro estranha os poucos contratos mas mostra-se em forma para 2011

O cavaleiro João Salgueiro foi o convidado da Tertúlia do Quinzena para o jantar que se realizou na passada sexta-feira.

Uma sala cheia de aficionados puderam ouvir João Salgueiro falar do seu percurso, em especial da influência do seu avô, e também do conceito de toureio que defende que apenas é válido quando por diante está um toiro que ponha a sua parte de mobilidade e emoção.

O cavaleiro de Valada disse aos presentes que, depois da temporada que realizou em 2010, esperava ter já nesta altura mais contratos fechados mas tem-lhe sido dificil entrar nas primeiras corridas da temporada. Quando questionado sobre se era um toureiro que estava a exigir muito, Salgueiro respondeu que hoje em dia cobrava igual ou até menos do que cobrava em 1989, ano a seguir à sua alternativa, e que nessa altura quase não fazia desmontáveis. Disse ainda que não faz sentido que para voltar a uma praça onde triunfou forte no ano passado, este ano lhe queiram dar menos dinheiro que no ano passado.

Também afirmou, quando questionado pelos presentes, que está disponível para tourear com todos os cavaleiros, portugueses ou espanhóis, diante de todos os toiros, e que espera que haja abertura da parte de outros cavaleiros, sobretudo as máximas figuras de Espanha, para que se enfrentem com ele, pois essa também parece ser a vontade de algumas empresas portuguesas. Salgueiro disse que não será por ele que essas corridas deixarão de se realizar.

Cheio de confiança na sua quadra, e em especial no seu Zamorino, Salgueiro disse que não pretende "ser um Robin dos Bosques na luta pelo toiro de verdade e pela categoria dos cavaleiros portugueses". Entende que o que faz sentido é defender o toureio feito diante do toiro bravo e que os números diante de um animal que não anda, newm tenta colher, é um tipo de toureio que não lhe interessa. No entanto, disse Salgueiro, se vir que esta é uma guerra na qual não tem o apoio dos seus companheiros, em especial os da sua geração que também são figuras, então se calhar terá de mudar de opinião, ao que acrescentou com piada "eu também sou capaz de triunfar com os nhoc nhoc com mais facilidade que alguns deles, por isso, se for obrigado a ir por aí, não terei grande problema".

João Salgueiro inicia a sua temporada no próximo Domingo em Santarém, diante de toiros de Couto de Fornilhos e tendo como alternantes os jovens João Telles Jr. e Tiago Carreiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário