" Los toreros son Dioses ", estas palavras foram ditas por Don Pablo Ruíz Picasso a propósito do tourero Luís Miguel Gonzalez Lucas, conhecido por " Dominguín ", quando a mulher deste Lucia Bosé, se lhe lamentava das infidelidades constantes perpretadas por seu marido.
Nasceu em 9 de Dezembro de 1926 em Madrid e tirou alternativa em 2 de Agosto de 1944 em " La Coruña "( Galicia ), sendo a sua primeira actuação perante o público na Praça de Touros do Campo Pequeno em Lisboa com a idade de 12 anos.
È celebre, a rivalidade deste com António Ordoñez ( seu cunhado ), com quem disputou duelos nas praças de toda a Espanha e Américas, ao ponto de Ernest Hemingway se ter inspirado nestes duelos para escrever " Verano Sangriento ".
Dominguín, foi e continua ser um " Mito ", grande toureiro e matador, amigo de políticos da época, convidado frequente para caçadas com o Generalíssimo Francisco Franco que interrompeu esses convites quando soube que " Dominguín " não tinha celebrado con Lucía Bosé, matrimónio religioso, só o voltando a convidá-lo para o seu círculo mais restrito, depois deste se ter casado pela Igreja.
Amigo muito chegado de Picasso, conviveu com a alta sociedade espanhola e internacional da época. Existem " vozes " que dizem que teria tido " faenas " com Deborah Kerr, Lana Turner, Laureen Bacal, Rita Hayworth e também com aquela que seria considerada " o mais belo animal existente á face da terra " Ava Gardner.
Uma das história que se conta sobre este homem, é a de que depois de passar a noite em casa de uma actriz americana, se levantou " temprano " e esta admirada pergunta-lhe onde vai ? Este responde :
-Tenho pressa de contar esta aventura aos meus amigos !
Faleceu em 1996 e está sepultado em Cádiz ( Andaluzia ).
Sem comentários:
Enviar um comentário