segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Aposento da Chamusca recorda forcado abatido a tiro há 7 anos



Com o texto que a seguir publicamos na íntegra, o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca presta hoje (no "Facebook") homenagem à memória do seu saudoso forcado José Francisco Lima Ezequiel, conhecido por "Samarra", abatido a tiro de caçadeira à saída de sua casa, em Almeirim, há exactamente sete anos, na manhã de dia 1 de Agosto de 2004. Tinha 31 anos e foi vítima de um litígio familiar. Dois meses depois do crime, a Polícia Judiciária prendeu um jovem de 17 anos, sobrinho da vítima, autor dos disparos.


A 1 de Agosto de 2004, o Francisco Samarra em defesa dos seus princípios e em defesa da vida, deixou-nos.
Foi um domingo e todos nos preparávamos para rumar à Figueira da Foz, onde o grupo nessa tarde iria pegar juntamente com o grupo do Aposento da Moita. Pouco antes da hora de almoço, soubemos da fatídica notícia. Nessa tarde o Aposento da Moita, num gesto de grande nobreza, prontificou-se a pegar os 6 toiros, deixando-nos ir ter com o nosso Samarrinha.
O Samarra aparece no Aposento da Chamusca em 1996, vindo do grupo da Golegã , juntamente com o Jorge Olivio e o Sérgio Quina. Calado e observador, mas muito valente, nos primeiros treinos deu logo para ver que tínhamos um "Miura", extraordinário 2ª ajuda e destemido forcado de caras.
O primeiro toiro que pega pelo grupo foi em 1996, em Topas, vila espanhola perto de Salamanca, em pontas e à primeira tentativa com o Elias a dar-lhe 1ª ajudas.
Foram 8 anos de jaqueta posta em que foi um dos pilares da sua geração, deu centenas de 2ª ajudas e pegou muitos toiros, desses destacam-se alguns como o toiro da ganadaria de Eduardo Oliveira pegado em pontas na praça de Salvaterra, ou um de Maria Guimar Cortes Moura pegado em Coruche, ou um Charrua pegado no Campo Pequeno....
Mas o nosso "Miura" havia de se cruzar, com o seu oponente natural, foi em Saint Vicent de Tyrosse, nessa noite o grupo pegou três Teixeiras, por intermédio dos manos Freires, também conhecidos por "anfíbios" e pelo João Braga, um toiro de uma ganadaria francesa, por intermédio do Rui Pais e um Miura.
O Miura pesava cerca de 600 quilos, imponente, com as hastes largas, e sem ter o esqueleto preenchido de carne. O Samarra cedo se prontificou para o pegar, com 1ªs ajudas do seu amigo Rui Hipólito, na primeira tentativa, o Miura espanhol levou a melhor, e esse mesmo tem um gesto que arrepiou todo o grupo, deu uma volta a arena e colocou-se no sítio de onde tinha saído na primeira tentativa, aí embate com as hastes nas tábuas, coloca-se novamente de frente para o grupo, como que a dizer estes são os meus terrenos, mas teve azar do outro lado apanhou o nosso "Miura", citou, templou, carregou, recuou, reuniu na perfeição e fechou-se, ajudado bem por todo o grupo.
Ainda hoje nos lembramos da nossa alegria, e a satisfação natural do Samarra, com aquele sorriso muito próprio dele, como que a dizer já está...
Francisco, queremos que saibas que temos saudades tuas, mas também sabemos que a partir do dia 1 de Agosto de 2004, o grupo passou a ajudar com 7 elementos, pois onde quer que estejas há sempre uma mão tua a ajudar quem pega...
Levaste a jaqueta contigo, mas estás sempre presente no nosso grupo, domingo voltamos à Figueira da Foz, e lá estarás tu, novamente ao nosso lado.
Um Abraço e vemo-nos domingo!

Aposento da Chamusca

Fotos D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário