sexta-feira, 25 de setembro de 2009

As respostas do CDS-PP


Estas foram as respostas do CDS-PP às perguntas feitas pela TAUROMANIA:

1 – A Tauromaquia está definida na Lei como “inequivocamente manifestação cultural tradicional portuguesa”.
O vosso partido apoia está definição? E nesse sentido sente-se comprometido com o apoio à promoção da tauromaquia portuguesa?

O CDS-PP subscreve esta definição e está disponível para continuar a promover a tauromaquia portuguesa, como já o tem feito por várias vezes e em diversos fóruns.

A tauromaquia constitui uma das mais profundas, complexas e completas manifestações do Mundo Rural. O CDS-PP vem procurando defendê-lo e dignificá-lo na sua globalidade, infelizmente sem o apoio do actual governo.
Respeitando gostos e sensibilidades contrárias à cultura tauromáquica, que também acolhe no seu seio, o CDS-PP não deixa, no entanto, de reconhecer o seu cariz identitário e os valores que preserva e procura transmitir. Nem de valorizar a importância económica e a grande adesão que recolhe e de registar o muito que ainda há a fazer no sentido de tirar o melhor partido possível deste fenómeno, nomeadamente em termos culturais, turísticos e ambientais.

2 – A Tauromaquia portuguesa tem sido atacada por grupos organizados que pretendem a sua extinção. Qual será a postura do vosso partido perante estes grupos de pressão?

O CDS-PP respeita a diferença de opiniões e valoriza a liberdade de expressão do mesmo modo que rejeita os radicalismos e os comportamentos contrários à lei. E não se deixa pressionar. Se pretendem ser ouvidos, os grupos em questão terão de abandonar a estratégia do ruído, do insulto e da intolerância. E de aprender a respeitar as visões do mundo, os usos e os costumes que não são os seus.

3 - Desde 2005 que existe pronto um projecto de decreto regulamentar, com o acordo de todos os agentes da tauromaquia nacional, da associação nacional de municípios e das demais entidades competentes, que visa rever o regulamento do espectáculo taurino no sentido da sua dignificação e modernização. Os agentes da Tauromaquia não sabem porque não é aprovado passando a lei.

O vosso partido empenhar-se-á para que este projecto passe a lei? De que forma o poderá fazer?

O CDS-PP está obviamente disponível para procurar dotar a tauromaquia de legislação mais adequada. Procurará fazê-lo ouvindo os agentes do sector e concertando posições com os restantes partidos com assento parlamentar de modo a que o novo quadro regulamentar recolha o mais amplo apoio possível e privilegie, em particular, a segurança dos participantes e espectadores nos espectáculos tauromáquicos.

4 – No Programa do Bloco de Esquerda programa esta força politica compromete-se a apoiar a requalificação de praças de touros fixas com pouca utilização em espaços culturais (como aconteceu com a criação de um Centro de Ciência Viva em Viana do Castelo). O vosso Partido apoiaria esta politica?

O CDS-PP rejeita a existência de uma antinomia entre “praça de touros” e “espaços culturais” porque considera que as praças de touros são espaços culturais de facto e de direito.

O CDS-PP apoia todas as melhorias possíveis em espaços culturais bem como a promoção da sua multifuncionalidade mas lamenta que a requalificação destes espaços seja feita à custa do espectáculo que lhes deu origem e que tal se verifique em obediência a uma agenda radical encoberta que desrespeita as tradições locais e o sentir das populações.

A esse propósito, o CDS-PP não pode deixar de registar o paradoxo de o Bloco de Esquerda publicitar movimentos radicais anti-taurinos e de o seu líder declarar, em relação às corridas de touros (e não só aos touros de morte) que "É pela cultura que se deve vencer essa forma de abuso contra os animais" enquanto a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos promove festivais equestres e taurinos como a Equimagos. Estarão os habitantes de Salvaterra dispostos a dar o seu voto a um partido que os trata como ignorantes e subdesenvolvidos?

Sem comentários:

Enviar um comentário