sábado, 26 de setembro de 2009

Nota 10 para o GFAE


A Corrida de ontem em Évora foi sem dúvida inesquecível para os que gostam de boas Pegas e se dignaram a deslocar-se até àquele confortável e moderno reduto taurino.

Os Amadores de Évora sentiram com responsabilidade e galhardia o peso da Jaqueta, e em noite de Encerrona, aproveitaram a excelente condição do curro espanhol de Alcurrucén que meteu a cara com emoção e empurrou forte até tábuas, para brilhar.

Pegaram Francisco Garcia à 1ª numa reunião dura e viagem carregada, António Alfacinha viu o toiro ‘ensarilhar' no momento da reunião na 1ª tentativa causando-lhe dano ao ponto de estar iminente o não regresso à Pega. À 2ª com o Grupo exemplarmente a ajudar, excelente Pega plena de valor e com ‘empuje'. Nuno Lobo à 2ª muito bem fechado, Manuel Rovisco Pais à 1ª numa Pega semelhante à de Alfacinha, e a fechar Gonçalo Mira em bom plano, não destoando, porque afinal a noite estava a ser dos Forcados.

A cavalo, não podemos evitar deixar uma crítica a Rui Fernandes que mudou de Quadrilha mas manteve os Maus Hábitos - independentemente do grau de dificuldade imposto por este ou aquele toiro, as quadrilhas deste Cavaleiro são excessivamente interventivas dentro da arena, nomeadamente durante a 2ª fase das lides (curtos). Na lide em curtos ao 2º da noite (toiro bravo que pedia lide a condizer) foi um escândalo - no final de cada ferro os ‘Peões' a colocar o toiro para as bandarilhas, como se de uma Corrida Apeada se tratasse. Sob a forma de protesto imiscuímo-nos de hoje em diante de dedicar o nosso tempo de redacção ao Cavaleiro em questão que, consideramos (ao contrário de muitos) pertencer ao Top 5 do Panorama Taurino Equestre Português, sempre que a sua Quadrilha tenha o tipo de comportamento - inaceitável - atrás descrito. Oxalá a nossa atitude possa ter uma interpretação séria e pedagógica por quem de direito.

João Ribeiro Telles teve sortes distintas, no seu primeiro (um toiro que serviu) João deixou um excelente 1º comprido a abrir no Oriente. Em curtos e montando o Ojeda, uma Lide ligada e em crescendo com destaque para os 3 últimos ferros (3º, 4º e 5º), todos de excelente nível marcados pela escolha acertada dos terrenos e por sortes carregadas ao piton contrário. No 2º do Lote (um manso distraído), João saiu com a Cavalaria menos rodada e aplicou a Lide possível, terminando com 2 violinos e um palmo.

Tiago Carreiras teve que realizar uma Lide quase impossível ao seu primeiro (perdido de manso), tendo depois reposto a normalidade no seu 2º (Passanha) com o inevitável Quirino. Para além dos fabulosos e algo exagerados recortes, destaque para o 3º e 4º ferro. Mostra o que sabe, dá o seu melhor, e não prolonga demasiado as Lides ainda que o público o incentive para tal - postura altamente louvável.

Espectáculo agradável com ½ casa forte de assistência em que o Slogan 'Catedral do Forcado' fez todo o sentido do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário