terça-feira, 29 de setembro de 2009

"ÚNICO" de Marcelo Mendes encanta


O cavaleiro praticante MARCELO MENDES conseguiu dois grandes triunfos no passado fim-de-semana, com o cavalo "Único", de ferro Álvaro Silva, a brilhar a grande altura.
No sábado, em Alcalá la Real (Jaén), numa corrida de toiros, o cavaleiro do Oeste enfrentou em primeiro lugar um toiro manso, a encostar-se às tábuas e com o qual colocou bons ferros sesgados montando o "Quilas", mas falhou com o rojão de morte, ao meter três rojões e descabelhou à primeira; deu volta depois de escutar um aviso.

O seu segundo teve qualidade e foi toureado já de noite e sem luz; aí viu-se toda a raça e querer de Marcelo e todo o temple e classe de "Único", que conseguiu momentos soberbos, levando o toiro sempre toureado, ladeando com valor e matou com um rejonazo, cortando as duas orelhas, com petição de rabo.

Foi uma actuação soberba, que levou o crítico Eduardo Duarte a escrever o seguinte, na página espanhola www.nuestrojaen.com

"El rejoneador portugués, Marcelo Mendes, desorejó por partida doble al que cerraba plaza con una labor emocionante ante un novillo bravo, alegre y repetidor. Destacó con la monta de Único, un caballo luso-árabe con el que cuajó un extraordinario tercio de banderillas. Mató de rejón fulminante y debió cortar el rabo, aunque el premio se quedó en dos orejas, quizás por la circunstancia de que se hizo de noche y todos estaban pendientes de abandonar la plaza portátil."

Marcelo Mendes acompanhou os matadores de toiros Sérgio Sanz (orelha e duas orelhas) e Javier González (orelha e orelha), na saída em ombros pela porta grande. Nesta corrida actuou com grande êxito, os forcados Amadores de Arruda dos Vinhos.

No dia seguinte actuou num festival taurino em Sousel, onde perante bons novilhos de Francisco Luís Caldeira, foi considerado pelos críticos Lourenço Mourato, Hugo Teixeira e António José Batista, como o grande triunfador, diante do novilho mais complicado e com o qual voltou a estar extraordinário com o "Único", templando, sesgando e ladeando com grande emoção, terminando com um magnifico par de bandarilhas no centro da arena.

MARCELO MENDES soma neste momento 24 espectáculos, divididos entre Portugal (17) e Espanha (7), tendo vencido dois troféus para a melhor lide e no país vizinho, tendo cortado 11 orelhas e 1 rabo, saindo por 4 vezes a ombros. Recordemos ainda que devido à chuva perdeu seis espectáculos; três em Espanha (Navaconcejo (Cáceres), Almoguera (Guadalajara) e Olite (Navarra)) e três em Portugal, por motivos diversos e já vestido de toureiro, em Porto de Mós, Amareleja e Praia da Vieira.

Apesar de já estarmos em Outubro, a temporada ainda não acabou, pois Marcelo toureia no próximo sábado em El Picazo (Cuenca), a abrir uma novilhada com picadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário