segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Em dia de eleições o publico faltou no apoio aos jovens


A corrida da juventude em Coruche, teve início pelas 17horas com menos de meia casa de preenchimento. No regresso ao taurodromo da sua naturalidade, a Ganadaria de David Ribeiro Telles foi bem representada com novilhos-toiros que no geral deram bom jogo sem complicar.

Manuel Telles Bastos deu início à tarde, lidando ao seu estilo sem exuberâncias mas correcção. Todos os ferros ficaram bem colocados e deixou um bom ambiente para a segunda prestação, que por seu turno foi menos brilhante que a primeira. Lidou o sobrero, já que o novilho que lhe coube saiu com lesão nos membros anteriores, e recebeu à porta dos curros para o levar à ferragem comprida bem executada. Os curtos foram regulares, à excepção do penúltimo pescado e descaído e por isso cravou mais um a que juntou passage e uma elevada ao estribo, entrando de frente e saindo em quarteio.

A primeira actuação de Marcos Bastinhas foi de mais a menos, começou bem na brega e nos compridos mas baixou o nível à medida que o novilho se foi mostrando mais reservado, apesar do ferro de violino e dos dois palmos com que terminou. Na segunda parte quis pôr a carne no assador e foi buscar o novilho à porta gaiola para uma boa brega, contudo não conseguiu encontrar o momento certo para as reuniões e estas ora foram largas ora de compromisso.

Tiago Carreiras não esteve em tarde de luxo. Teve um primeiro oponente distraído perante o qual não brilhou. Destaque a fazer ao primeiro comprido muito correcto e o quarto curto igualmente bom. Na segunda lide, que esteve para não se verificar graças à forte chuvada que sentir e que fez arredar pé muita gente que se encontrava nas bancadas. Na ferragem curta montou o Quirino mas não houve transmissão e viveram-se momentos de tensão quando a montada caiu com aparato – felizmente sem consequências.

Feitas as contas finais, quem mais brilhou foi João Maria Branco. Com ganas de triunfar, o jovem emprega-se à brega depois de ter dispensado os peões. O novilho adianta-se e colhe violentamente o cavalo contra a trincheira. Não se intimidou nem perdeu a vontade – antes se encastou e encheu de toreria. O público sentiu a entrega e viveu a lide do exemplar mais complicado da tarde com grande simpatica pelo amador, que conseguiu contornar muito bem as dificuldades deixando ferros de boa técnica.

No que diz respeito à rapaziada de jaqueta de ramagens pelos Amadores de Montemor foram caras, Manuel Ramalho à segunda tentativa, Filipe Mendes à primeira tentativa e Pedro Barradas à primeira tentativa. Já pelos Amadores de Coruche pegaram, Luís Carlos Gonçalves à terceira tentativa, José Faisca à primeira tentativa e Pedro Galamba à primeira tentativa. A última pega da tarde (o novilho lidado por João Branco) foi de cernelha por João Santos (cernelheiro / GFA Montemor) e Miguel Ribeiro Lopes (rabejador / GFA Coruche) que consumaram uma rija pega à terceira entrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário