sábado, 26 de setembro de 2009

Mais uma corrida insonsa em Elvas


Pelo segundo fim-de-semana consecutivo e também por ocasião da Feira de São Mateus, o coliseu José Rondão Almeida voltou esta sexta-feira a receber mais uma corrida de touros.

Se a corrida de Sábado passado tinha sido insonsa, esta não se ficou atrás. Se na primeira faltou a luz e touros, nesta a luz esteve sempre presente. Outro dos ponto que também tornou as duas corridas sem ambiente nenhum, foi a colocação da banda num sitio onde o som fica abafado com um vidro pela frente, o que faz com que o publico não aqueça, mas assim, sem a banda a ocupar lugares na bancada, mais bilhetes se venderam….

Nesta sexta-feira, anunciavam-se os cavaleiros João Moura, João Moura Jr e ainda o novilheiro João Augusto Moura, para lidaram quatro touros Conde Cabral e dois João Moura, estando as pegas destinadas aos Amadores de Montemor e Tomar e anunciava-se ainda um espectáculo de variedades com Miguel Moura.

A noite abriu com Miguel Moura, a quem agora cabe dar o mote, pois agora há uma nova lei que não permite os menores tourearem depois da meia-noite, assim, toureiam e vão-se logo deitar. A Miguel Moura, coube lidar um novilho de João Moura, muito bem apresentado e que permitiu ao jovem Miguel uma boa actuação. Miguel mostrou mais uma vez desembaraço e sentido de lide. Esteve correcto nos compridos, sendo que nos curtos elevou a fasquia, indo de frente para o novilho e deixando bons ferros, devidamente rematados.

O novilho lidado por Miguel Moura, foi pegado à primeira tentativa por Francisco Borges dos Forcados Amadores de Montemor.

Depois de mais umas cortesias, João Moura iniciou a corrida propriamente dita. Moura, viu o seu primeiro touro ser recolhido por deficiência de locomoção. A sua primeira lide, perante o segundo touro do seu lote, iniciou-a com sortes à tira para cravar dois compridos, nos curtos o cavaleiro de Monforte cravou a ferragem em sortes frontais, bem preparadas e rematadas. Destacando-se também na boa brega que realizou. A sua segunda lide, perante o sobrero, foi bem distinta da primeira, pois teve pela frente um manso perdido que logo cedo se fechou em tábuas e por nada de lá saía. Moura esforçou-se, mas nada conseguiu tirar do touro.

João Moura jr, teve também uma passagem discreta por Elvas, pois os touros que teve pela frente não permitiram mais. Na primeira lide Moura jr esteve correcto nos compridos. Na ferragem curta o jovem cavaleiro de Monforte entrou ligeiramente ao piton contrário para cravar cinco ferros, sendo que o ultimo foi em sorte cesgada. De destacar ainda a preparação das sortes. Na segunda lide a historia também não foi muita. Moura Jr deixou a ferragem em sortes frontais, para encerrar a sua actuação com um bom ferro de palmo.

João Augusto Moura, vinha com ganas de triunfar, depois do êxito na Moita do Ribatejo, no entanto o seu primeiro touro não lhe permitiu tal objectivo, pois tinha investidas bruscas e sempre com a cara por alto, ainda assim viram-se duas boas tandas pela direita, numa faena esforçada. A segunda faena foi bem diferente, pois o seu oponente permitiu mais. Foi uma faena variada por ambos os lados e onde o novilheiro andou a gosto, presenteando os presentes com bons momentos de toureio, fazendo soar olés. De destacar também a quadrilha de João Augusto, pelo bom tercio de bandarilhas que realizaram.

No que diz respeito à rapaziada de jaqueta de ramagens, a noite não teve complicações de maior. Pelos Amadores de Montemor, foram caras Francisco Manzarra, à primeira e Tiago Carvalho, à segunda.

Pelos Amadores de Tomar, pegaram Ricardo Silva, à primeira, na pega da noite e Luís Silva, também à primeira tentativa.

Quanto aos touros de Herdeiros de Conde Cabral, para a lide a cavalo, saíram à arena justos de força, casta e apresentação, o que condicionou o espectáculo, tornando-o enfadonho. Para a lide a pé, saíram dois touros de João Moura, bem apresentados e dando jogo desigual.

O espectáculo foi dirigido pelo Sr. Nuno Nery, numa noite que contou com mais de ¾ de casa e em que a embolação esteve a cargo de Diamantino Barriga.

Sem comentários:

Enviar um comentário