segunda-feira, 28 de setembro de 2009

S. Miguel Cinzentão e Chuvoso


- Praça de Toiros: Coruche
- Data: 27 de Setembro de 2009
- Empresa: Toirolindo, Lda
- Ganadaria: David Ribeiro Telles
- Cavaleiros: Manuel Telles Bastos; Marcos Tenório Bastinhas; Tiago Carreiras (praticante) e o Amador João Maria Branco
- Grupos de Forcados: Amadores de Montemor o Novo e Coruche , capitaneados respectivamente por José Maria Cortes e Amorim Ribeiro Lopes.
- Assistência: Um Quarto de Casa (Fraca)
- Delegados da IGAC: Dirigiu a corrida o delegado técnico Manuel Jacinto, assessorado pelo médico veterinário Dr. João Maria Nobre

Abrilhantou o espectáculo a Banda da Sociedade de Instrução Coruchense.

Foi guardado um minuto de silêncio em memória do empresário Jorge Pereira dos Santos, recentemente falecido

Como manda a tradição, Coruche, Ilustre Vila Sorraiana, veste-se de gala para receber a Feira de S. Miguel, que se realiza anualmente, no ultimo fim de senana de Setembro, mas a tradição já não é o que era, um pouco por culpa de outras circunstâncias, tais como a deslocalização das tradicionais diversões (carrocel; carrinhos de choque, etc) para a zona das Baleias, devido à reconversão do espaço agora ocupado com o novo Parque do Sorraia e também porque mensalmente no ultimo sábado de cada mês se realiza, em espaço próprio, um mercado mensal, que é uma feira, sem as tais diversões, o que por si só poderá justificar a redução do impacto socio-cultural do evento.

A empresa Toirolindo, Lda, anunciava um cartel de juventude e oportunidade e de facto os condimentos, estavam lá, dois jovens cavaleiros de alternativa, um praticante “puntero” e um amador à procura da tal oportunidade, acompanhados de dois grupos de forcados de méritos reconhecidos e um curro de novilhos-toiros, dado que todos ostentavam o 6 na espádua da mão direita, com excepção do sobrero que tinha mais um ano. Na balança os pesos oscilaram entre os 455 e os 535 Kg, por sinal o exemplar mais pesado saiu em quarto lugar, todavia, debilitado, pelo que foi substituído pelo primeiro sobrero. Quanto a comportamento deixaram-se lidar, sem criar grandes dificuldades aos artistas, com excepção do saído em ultimo lugar um cabano/baixel, que tinha umas arrancadas de manso que chegou a surpreender o cavaleiro.

Assim, Manuel Telles Bastos, abriu a função, frente ao exemplar de seu avô, que parecia servir bem, cravou os três cumpridos da ordem, cuidando do antagonista para a segunda metade da lide, já com as bandarilhas curtas, desenhou sortes frontais, onde predominou a preocupação de fazer as coisas bem feitas, terminou com um ferro de palmo, bem do agrado do publico. No seu segundo, que saiu debilitado, tendo sido substituido pelo primeiro sobrero, Manuel Telles Bastos, recebeu-o à porta da gaiola e não se intimidou perante o adversário, foi para cima dele, arrancando dois bons ferros compridos, com o toiro a carregar no momento da sorte, pena foi a falta de toiro no terceiro comprido, com as bandarilhas tentou sempre o perfeccionismo, conseguindo sortes de belo efeito, vindo a terminar em bom plano. Escutou musica em ambos os toiros e foi premiado com volta à arena.

Marcos Tenório Bastinhas, veio a Coruche discutir o triunfo, palmo a palmo, começou um pouco nervoso, consentiu alguns toques na montada, mas terminou a lide do seu primeiro com o numero dos ferros de palmo que não resultou em pleno. No seu segundo, que recebeu à porta da Gaiola, Marcos Bastinhas, despachou os dois compridos regulamentares, mudou de montada e com os ferros curtos, contagiou a (pouca) assistência com a sua alegria e entrega, vindo a terminar com um bom ferro curto. Ouviu musica em ambas as lides e apenas deu volta no seu segundo.

Tiago Carreiras, o praticante “puntero”, não foi bafejado pela sorte na sua deslocação a Coruche, assim, perante um lote muito idêntico em peso e comportamento, Tiago lidou correctamente o seu primeiro, ao som de musica e apostou tudo, no seu segundo, todavia, o S. Pedro, pregou a partida e enviou uma rápida bátega de água que resfriou os ânimos aos poucos resistentes quer voltaram às bancadas, para assistir à lide do jovem Carreiras, que bem porfiou, só que não conseguiu o tão desejado triunfo. Nesta altura e por motivos que nos são alheios, já o Director de Corrida não tinha ao seu dispôr a Banda de Musica, para mandar abrilhantar a lide do cavaleiro.

Encerrou a função o jovem amador, José Maria Branco, que perante um exemplar que se adiantava, foi surpreendido no inicio da lide com uma violenta colhida junta a tábuas, mas que não o impediu de demonstrar a sua casta toureira e mesmo com sofrimento, desenvolveu uma lide correcta onde não faltou emoção na colocação da ferragem curta. No final o publico reconheceu o esforço do jovem cavaleiro e premiou-o com volta á arena.

Para pegar a corrida estiveram em praça os Grupo de Forcados Amadores de Montemor e de Coruche, comandados por José Maria Cortes e Amorim Ribeiro Lopes.
Como mais antigos os Amadores de Montemor, abriram praça, através de Manuel Ramalho, que na primeira tentativa, deixou sair o toiro solto e não reuniu da melhor forma, na segunda vez, emendou os terrenos, consumando à córnea, sem problemas. Para o terceiro da tarde, António Corrêa de Sá, que substituia o cabo José Maria Cortes, mandou Filipe Mendes, que não teve problemas em consumar ao primeiro intento uma pega à córnea de belo efeito. Para pegar o quinto da tarde, foi escalado Pedro Barradas, que se mostrou bem, deixou vir o toiro de largo, todavia parou, no momento da reunião, mesmo assim, consumou à primeira tentativa e à córnea. Por ultimo e uma vez que eram 7 toiros para pegar, os cabos optaram por uma pega de cernelha, através do cernelheiro João Santos, dos Amadores de Montemor e o rabejador Miguel Lopes, de Coruche, que brindaram aos campinos e que só à terceira entrada consumaram uma rija e vistosa pega.

Os Amadores de Coruche, abriram a sua actuação através de Luis Carlos Gonçalves, que se adiantou nas duas primeiras tentativas, vindo a consumar à terceira e à córnea. Para pegar o sobrero, Amorim Lopes, destacou o jovem José Tomáz (Faísca) que se mostrou bem, recuou na cara do toiro, no entanto empranchou-se no momento da reunião, saindo da cara do toiro, já no meio das ajudas, na segunda tentativa, foi da mesma forma mas já consentiu melhor o toiro, concretizando uma pega de bonito efeito. Para o sexto da tarde, a sorte tocou ao jovem Pedro Galamba, que citou de largo, deixou-se ver, sacou-se na medida exacta, concretizando uma pega tecnicamente perfeita, quanto a nós a melhor da corrida.

O Mais e o Menos
+ A entrega de todos os artistas.
- A falta de publico; a retirada da banda de musica após a lide do quinto toiro, talvez devido à chuva e não mais regressou às bancadas; e a ausência dos tais bilhetes baratos, que quando as bilheteiras abriram durante a semana, já estavam cortados..

Sem comentários:

Enviar um comentário