segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Noite insonsa em Elvas


Mais uma vez, o Coliseu José Rondão Almeida em Elvas, engalanou-se para receber uma grande corrida de touros à portuguesa, levada a efeito pela empresa Terra Brava, de Carlos Pegado. Anunciava-se fados e toiros em conjugação, numa noite em que actuavam Joaquim Bastinhas, Vítor Ribeiro, Marcos Tenório, Tiago Carreiras e João Soller Garcia, perante touros de Ascensão Vaz, estando as pegas a cargo dos Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

Os aficionados compareceram, preenchendo mais de ¾ de casa, numa noite que se tornou fria e onde a falta de luz, marcou a noite.

Abriu praça Joaquim Bastinhas, que pisou a arena da praça da sua terra para realizar uma boa lide, com seriedade e com a alegria que lhe é característica. Começou com dois bons compridos à tira, sendo que nos curtos a lide subiu de tom, com o cavaleiro elvense a dar a volta a um touro que logo cedo se fechou em tábuas. Bastinhas pisou-lhe os terrenos, conseguindo tirar do touro aquilo que não tinha. Uma lide á Bastinhas, que já há algum tempo não víamos.

Seguiu-se Vítor Ribeiro, que veio até Elvas, enfrentar um Ascensão Vaz, manso e justo de força, o que dificultou o labor do cavaleiro, ainda assim, Vítor Ribeiro deu-lhe a volta e conseguiu realizar uma lide de menos a mais, sendo na ferragem curto que mais se evidenciou, indo de frente para o touro e deixando bons ferros.

Marcos Tenório deparou-se com uma dificuldade que já lhe tinha acontecido anteriormente naquela praça, um apagão, ficando a praça completamente às escuras, ainda assim, o cavaleiro continuou a tentar tourear ás escuras. No entanto Marcos realizou uma boa lide, aproveitando as boas condições do astado.

Tiago Carreiras, voltou a alcançar o plano do triunfo no Coliseu de Elvas, esteve bem nos compridos, para nos curtos sacar do “Quirino” e fazer delirar o público, especialmente com os remate das sortes, com o cavaleiro a dobrar-se na cara do touro. Nota de destaque também para a sensibilidade do cavaleiro em saber sair da arena no momento certo.

Completava o cartel João Soller Garcia, que rubricou uma lide de altos e baixos, mas ainda assim, denotou-se o desembaraço, destacando-se em dois ferros em sortes frontais e cingidas, entrando recto.

A noite fechou em beleza, com um grande lide a duo de Bastinhas Pai e filho. Os dois cavaleiros realizaram uma lide em que se entenderam na perfeição e aproveitando as boas condições do astado. Uma lide de grandes momentos de toureio, em que fizeram soar a maior ovação da noite.

No que diz respeito ás pegas a noite também foi fácil, com seis pegas ao primeiro intento.

Pelos Amadores de Évora, foram caras Ricardo Casas-Novas, Manuel Rovisco e Francisco Abreu. Enquanto que pelos Académicos de Elvas, pegaram Bruno Ameixa, Tiago e Joaquim Guerra.

Quanto aos touros de Ascenção Vaz, saíram á arena de Elvas, bem apresentados, escassos de força e casta.

O espectáculo foi dirigido pelo Sr. César Marinho, assessorado pelo Dr. José Guerra e na embolação José Paulo. Numa noite que contou com fados pela voz de António Pinto Basto, Carlos Pegado e Matilde Cid.

Sem comentários:

Enviar um comentário