segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tarde agradável em S. Bento do Cortiço


Muitas são as localidades portuguesas que não possuem praça de touros fixa, então para colmatar essa falta, recorrem às praças de touros portáteis para completarem as suas festas de verão com um festejo taurino. Foi o que aconteceu a São Bento do Cortiço, uma localidade do concelho de Estremoz, que recebeu no passado Domingo, 20 de Setembro, um festival taurino.

O publico alentejano, preencheu mais de meia casa, numa tarde solarenga e que contava com a presença de Joaquim Bastinhas, Francisco Cortes, Vasco Taborda Jr, Marcos Tenório e o amador Mateus Prieto, bem como, os Forcados Amadores de Monforte e Académicos de Elvas. Anunciavam-se cinco novilhos/touros de Marques da Graciosa, que foram substituídos por três Cunhal Patrício, um Marques da Graciosa e um de José Dias.

Abriu a tarde Joaquim Bastinhas, que realizou uma lide agradável, mas sem a alegria que lhe é característica, ainda assim, presenteou os presentes com bons momentos. No entanto não cedeu ao pedido do público, de cravar o par de bandarilhas a duas mãos.

Seguiu-se Francisco Cortes, que voltou a estar em grande plano. Concretizou uma lide com irreverência e conexão com o público. Cravou ferros emotivos a quiebro, que fizeram soar fortes ovação. Saiu assim em plano de triunfo de São Bento do Cortiço.

Vasco Taborda Jr, regressou às arenas pelo menos por um dia para matar o “bichinho” e surpreendeu, conseguiu dar a volta a um touro reservado e mostrou assim, que quem sabe nunca esquece.

Marcos Tenório, teve de porfiar para sacar alguma coisa ao hastado que tinha pela frente, pois logo cedo se fechou em tábuas. Marcos entendeu e a cesgo deixou a ferragem da ordem, numa lide que veio de menos a mais.

Completava o cartel o amador Mateus Prieto, que surpreendeu aqueles que ainda não o tinha visto actuar. Andou desembaraçado, com sentido de lide e será certamente um nome a ter em conta.

No que diz respeito ás pegas a tarde foi fácil, com as cinco pegas a serem concretizadas ao primeiro intento. Pelos de Monforte foram caras Pedro Neves e Ricardo. Já pelos Académicos de Elvas, pegaram João Sequeira e Gonçalo Machado. O novilho lidado por Prieto, foi pegado num misto dos dois grupos, tendo ido para cara Gonçalo Costa dos Amadores de Monforte.

O espectáculo foi dirigido pelo Sr. Ricardo Pereira, assessorado pelo Dr. José Guerra, tendo como cornetim Hélio Tique e na embolação Diamantino Barriga.

Sem comentários:

Enviar um comentário