sábado, 24 de abril de 2010

Entrevista a João José Saramago


Na véspera do importante compromisso que o grupo de Forcados de Alter do Chão tem este Domingo na sua própria terra, fomos entrevistar o cabo do grupo João José Saramago.
Lembramos que o cartel é compsoto pelos cavaleiros João Moura, Vitor Ribeiro e Tiago Carreiras.
Pegam os grupos de forcados de Montemor e Alter do Chão um poderoso curro da ganadaria de Pégoras.

O Sol e Sombra foi, desta vez, até Alter do Chão entrevistar o cabo do grupo de forcados local. Vamos saber o que é que este Eng. Agrónomo de formação académica e oficial da força aérea de profissão tem para nos dizer.

SS- Mais uma vez o grupo de Alter do Chão ganhou o torneio de pegas de cernelha em Évora. Feitas as contas, e o que ficou para a história, é que o grupo de Alter do Chão, em 3 edições de pegas de cernelha, foi a 3 finais e ganhou 2. Pode dizer-se que o grupo de Alter tem facilidade em cernelhar?

JJS- sim, é uma pega que nós treinamos bastante durante o ano e, com muito trabalho e alguma sorte, temos visto recompensado o nosso esforço, neste importante torneio de pegas de cernelha em Évora. Na realidade, reconheço que tenho dentro do grupo um conjunto de elementos com boas características para este tipo de pega e que me dão garantias de uma digna representação em praça.

SS- Com a projecção que ganharam ao triunfar em Évora no torneio das cernelhas, durante o ano realizam este tipo de pega como uma forma de pegar ou fazem-no apenas como pega de último recurso?

JJS- Nós realizamos várias pegas de cernelha, quer de saída quer de recurso. Começamos a sentir que o público quer ver-nos a cernelhar e nós, com muito gosto, correspondemos.

SS- Com o triunfo de 2010, em Évora, ganharam a corrida desse dia à noite e a do próximo ano. Já pensaram que se ganharem o torneio de 2011 pegam os 6 toiros em Évora?

JJS- Seria um enorme prazer e uma honra tremenda que o meu grupo pegasse 6 toiros em Évora, mas creio que o regulamento do torneio não o permite e também não é um dado adquirido que nós iremos ganhar para o ano.

SS- E a corrida deste ano, como a define?

JJS- Pela importância da corrida e pelo formato do torneio, faltou-nos um pouco de concentração e discernimento para a corrida da noite, pois estamos o dia todo na incerteza se pegamos ou não. Tentámos dignificar o mais possível o forcado, contudo a corrida não nos correu como desejaríamos, acrescendo, talvez, o facto de estarmos ainda em início de temporada.

SS- Vão ter este Domingo, 25 de Abril, uma corrida muito bonita e importante na vossa terra. Creio que o grupo vai com ganas de ganhar o troféu em disputa?!

JJS - Com certeza que sim, iremos tentar acima de tudo brindar o público da nossa terra com 3 boas pegas.

SS- Como tem planeado a temporada 2010 para o seu grupo?

JJS- Vou tentar reunir condições para que o grupo pegue, no mínimo, as mesmas corridas que pegou em 2009, ou seja, 14 corridas; mas o meu objectivo é poder superar esse número.

SS- O que pode a aficion esperar do grupo de Alter do Chão para 2010?

JJS- A mesma humildade, respeito, saber estar e determinação que temos demonstrado em praça, ao longo destes anos, sempre com o objectivo maior de dignificar a figura do Forcado Amador e andar na festa de cabeça erguida, pois só assim continuaremos a merecer o respeito do público e o reconhecimento dos empresários.

por Marco Aurélio

Sem comentários:

Enviar um comentário