segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tarde sem história em Alter do Chão


- Praça de Toiros: Alter do Chão
- Data: 25 de Abril de 2010, pelas 17.00 horas
- Empresa: J.C. Toiros, Lda
- Ganadaria: Herdade de Pégoras
- Cavaleiros: João Moura e Vitor Ribeiro; Cavaleiro Praticante: Tiago Carreiras e Cavaleiro Amador: Manuel Vacas de Carvalho
- Grupo de Forcados: Forcados Amadores de Montemor e Alter do Chão, capitaneados respectivamente por José Maria Cortes e João José Saramago
- Assistência: Casa Cheia
- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. Ricardo Pereira, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Tenório Guerra.

Mais uma vez, a empresa JC Toiros de Jorge Carvalho, em parceria com a empresa Terra Brava de Carlos Pegado, organizou uma aliciante Corrida de Toiros em Alter do Chão, que prestava homenagem ao antigo Cavaleiro D José de Atahyde. O cartel apresentava-se rematado com a presença de João Moura, Vitor Ribeiro, Tiago Carreiras e o jovem Cavaleiro Amador Montemorense Manuel Vacas de Carvalho, bem como os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Alter do Chão frente a toiros da Herdade de Pégoras.

Quanto ao espectáculo, antecedido de um minuto de silêncio em memória do jovem Ricardo Mota, elemento do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, recentemente falecido.

Abriu a tarde o cavaleiro João Moura que, como os seus colegas de cartel, brindou a lide ao homenageado, D. José D Atahyde. A sua primeira actuação correu em ritmo morno, cravando o cavaleiro de Monforte a ferragem com acerto. Na sua segunda lide, quinta da tarde, esteve mais toureiro com realçe para os ladeios nos remates das sortes.

O segundo toiro da tarde coube a Vitor Ribeiro, que após cravar dois ferros compridos de boa nota, chega com entusiasmo ás bancadas pela forma correcta com que prepara, crava e ramata as sortes. No segundo toiro de seu lote, e após brinde ao seu apoderado, aniversariante neste dia, Carlos Pegado, Ribeiro rubrica uma actuação de boa nota com destaque para os dois últimos ferros da sua série de curtos.

O terceiro toiro da tarde, tocou em sorte ao cavaleiro praticante Tiago Carreiras, que em vésperas de tirar a alternativa, não esteve de facto nos seus melhores dias. Assina duas lides pouco conseguidas e algo precipitadas limitando-se a cravar sem brilho a ferragem da ordem.

Completava o cartel, o jovem Cavaleiro Amador Manuel Vacas de Carvalho que após começo de lide algo precipitada, obtém bons momentos de toureio com uma regular serie de ferros curtos.

No capitulo dos Forcados, pelos Amadores de Montemor abriu Praça João Braga, que dada a pronta investida do oponente fecha-se com segurança à primeira tentativa; Filipe Mendes ao segundo intento numa intervenção bem rematada pelo Grupo. Francisco Barreto, na sua primeira pega pelos Amadores de Montemor, com raça e querer à primeira tentativa, numa pega em conjunto com os Amadores de Alter do Chão. Encerrou a tarde, pelos Montemorenses, Pedro Barradas que após brinde ao antigo elemento do Grupo Rui Vacas de Carvalho pega também ele à primeira tentativa.

Pelo Grupo de Forcados Amadores de Alter do Chão pegaram Sérgio Pires, correcto ao primeiro intento numa pega à barbela. Bruno Palmeiro que, brindando ao público presente, fecha-se igualmente ao primeiro intento e por fim, terminando esta tarde, de toiros pegou Elias Santos com determinação e bem audado pelo Grupo também à primeira tentativa.

Os toiros da Herdade de Pégoras, cumpriram e quiseram colaborar, não sendo por culpa deles que o espectáculo não apresentou mais brilho.

Estava em disputa Troféus para Melhor Lide e Melhor Pega, sendo estes entregues respectivamente a João Moura, com divisão de opiniões e a Elias Santos do Grupo de Forcados Amadores de Alter do Chão.

O Mais e Menos
+
A enchente registada numa tarde de toiros que prometia.
- As duas actuações menos conseguidas do Cavaleiro Praticante Tiago Carreiras em vésperas de tirar a alternativa de Cavaleiro Profissional.

Sem comentários:

Enviar um comentário