segunda-feira, 26 de abril de 2010

Guerra passa com distinção e Pinto com triunfo na mão


Foi de maneira auspiciosa que Vasco Pombeiro iniciou a sua nova vida empresarial taurina, pois a Praça de Touros de Santo António das Areias encheu para ver um agradável festival taurino, por ocasião das festas locais.

Anunciavam-se os cavaleiros António Ribeiro Telles, João Paulo, Sónia Matias, Ribeiro Telles Bastos, Duarte Pinto e Rui Guerra, que prestava prova de praticante, bem como os Forcados Amadores de Portalegre, Monforte e Bencatel, perante novilhos touros de Cunhal Patrício, que vieram substituir os anunciados novilhos de Juan Albarran e, em abono da verdade ainda bem que assim aconteceu, pois tivemos a oportunidade de ver novilhos bem apresentados e a darem bom jogo, destacando-se o terceiro e o quinto.

Abriu praça António Ribeiro Telles, que realizou uma lide de menos a mais. Começou com três ferros à tira, sendo nos curtos que a sua maestria veio ao de cima, pois bregou bem o touro, foi de frente e de alto a baixo deixou bons ferros.

Seguiu-se João Paulo, que não teve a actuação que certamente desejaria e daí não ter dado volta no final. Sentiu algumas dificuldades na condução das montadas, em certos momentos utilizou velocidade a mais, mas ainda assim, desta actuação ficou o esforço do cavaleiro.

Sónia Matias, teve pela frente o melhor e mais pesado astado do festival e aproveitou essas boas condições. Começou a sua lide com dois compridos de boa nota, talvez os melhores da tarde, cativando logo o público presente. Nos curtos, continuou em bom plano indo de frente para o touro e a colocar bons ferros, culminando a lide com um ferro de violino.

Seguiu-se o toureio clássico de Manuel Ribeiro Telles Bastos, que esteve bem ao seu estilo. Esteve correcto nos compridos, assim como nos curtos, onde foi de frente e de alto a baixo deixou bons ferros, terminando a sua lide com um bom ferro de palmo.

Depois de vermos a dinastia Telles, vimos a dinastia Pinto e, na nossa opinião, o triunfador da tarde. Duarte Pinto, realizou uma lide em que escolheu correctamente os terrenos, foi de frente e sempre com temple deixou ferros de muito boa nota, terminou a actuação com um ferro que resultou um pouco descaído, mas que em nada deslustrou a sua actuação.

Completava o cartel Rui Guerra, que prestou prova de praticante e diga-se de passagem que passou com distinção, pois andou desembaraçado, cravando a ferragem a quarteio e sempre com o esforço de fazer as coisas bem, culminando a lide com um ferro de violino, montando um cavalo bem conhecido de todos nós, o “Paganini”.

Para as pegas três grupos de Forcados, os Amadores de Portalegre, Monforte e Bencatel. Pelos de Portalegre, foram caras Carlos Martins e António Cary, ambos à primeira. Já pelos de Monforte pegaram Pedro Nunes, à primeira e Gonçalo Costa, à terceira tentativa. Quanto aos Amadores de Bencatel, foram caras Carlos Polmes, à segunda e Joaquim Ramalho, à segunda.

Estava em disputa o troféu para melhor pega “Casa do Povo”, que foi entregue a Carlos Martins dos Amadores de Portalegre.

O espectáculo foi dirigido por Ricardo Pereira, assessorado pelo Dr. José Guerra, com a embolação a cargo do Sr. Luís Campino.


Sem comentários:

Enviar um comentário