quinta-feira, 29 de abril de 2010

A entrevista a Diego Ventura antes de Beja


Nas vesperas de se apresentar em Portugal na Temporada 2010, a Tauromania esteve à conversa com um dos Triunfadores da Feira de Sevilha 2010: Diego Ventura.


Tauromania (T) - Vai iniciar a sua Temporada em Portugal com um “mano-a-mano” com António Telles, uma figura de referência do toureio em Portugal. Como vê esta corrida?

Diego Ventura (DV)
- Para mim é muito importante. Em primeiro lugar porque considero António Telles uma grande pessoa, um grande homem. Em segundo lugar porque é um grande toureiro, uma grande figura. Já tive a sorte e o privilégio de tourear com ele algumas vezes e de ver muitos vídeos com ele e aprender muita coisa com ele.


T – Este ano vamos ver muitas vezes o Diogo Ventura em Portugal?

DV –
Sim, irei a Beja, a Santarém, ao Montijo, ao Campo Pequeno e possivelmente a uma ou duas praças mais.


T - Muitos cavalos novos para este ano?

DV –
Sim, tenho alguns cavalos novos, nos quais aposto bastante. Como por exemplo “Revuelo”, ferro Rio Frio, que tenho muita esperança, e “Wellington”, ferro Callejón, que também tenho muita esperança nele, vamos ver como se comportam este ano.


T – Um nome, uma referência, de todas as pessoas que viu tourear, como rejoneadores, como cavaleiros, que o marcou desde sempre?

DV –
Houve muitas pessoas que me marcaram… talvez o que mais me marcou terá sido João Moura, para mim foi um ídolo, tenho o privilégio de ser muito amigo dele. Assim como António Telles, João Salgueiro, que é outro toureiro que me encanta a sua forma de tourear… Mestre Batista também foi um cavaleiro que o meu Pai sempre me falou muito bem dele. Rui Salvador também é outro toureiro que me encantou com a sua forma de tourear.


T – Como é que o Diogo Ventura vê a importância da Internet na Festa?

DV –
Muito importante! Creio que hoje em dia tudo o que vemos passa pela internet. Antigamente passava tudo pelas revistas e jornais, hoje em dia também sigo muito, mas a Internet é o que vemos todos, sobretudo a juventude, que é o mais importante da Festa, acompanha muito pela Internet.


T – Como é para o Diego Ventura ter um jovem como o Francisco Palha, que este ano aposta muito em Espanha e em aprender com o Diego?

DV –
Para mim, na verdade, é uma satisfação ajudá-lo. Penso que é uma pessoa que tem muito boa maneira de vir a ser figura máxima do toureio, creio que tem uma aficion desmedida, que segue de manhã à noite a montar os cavalos. E, bom, creio que pode chegar longe! É uma pedra em bruto que tem que ser polida, tem que aprender muita coisa. Tem todas as possibilidades de ser figura!


T - Por ultimo, uma mensagem para a aficion portuguesa.

Bem, que continuem a apoiar-me como tem feito até aqui, nestes últimos 8 anos, desde que me apresentei em Portugal e que continuam a encher as praças, pois é esse o maior orgulho que um toureiro pode ter!

1 comentário: