sexta-feira, 30 de abril de 2010

Noite boa para Aficionados na Califórnia


Triunfo do cavaleiro português Paulo Jorge Ferreira, na abertura da temporada taurina na Califórnia. Uma noite para aficionados na Praça de Stevinson...

A primeira corrida é sempre desejada e qualquer que seja o resultado, saímos da praça a pensar na próxima. Como sempre digo, o importante é levarmos para casa, o que de bom vimos. O de menos bom pode ficar na praça. Cada cavaleiro toureou um toiro de cada ganadaria. Antes de continuar a escrever, deixem-me dizer que, eu, pessoalmente, detesto este tipo de corridas com dois cavaleiros. Já expliquei mil vezes porquê, por isso deixo o vento correr.

Paulo Jorge Ferreira teve bem num toiro do Pico dos Padres, que se ressentiu da falta de castigo. O grande triunfo veio no terceiro da noite de Manuel da Costa com o número 23. O toiro tinha música, era muito nobre e mesmo na saída foi sempre leal com o cavalo. O Paulo cravou muitos bons ferros, alguns oito, com a complacência do Director, porque, nem todos os dias temos em frente de nós, um toiro que mostrava bravura. Paulo Ferreira achou por bem convidar o ganadero a dar volta à praça com ele. O quinto toiro de Joe Souza nada ofereceu ao Paulo, mas teve aspectos muito interessantes no capote. Vá lá saber-se porquê! Convém mencionar o excelente trabalho produzido pelo Paulo Ferreira na Coudelaria Irmãos Martins. E a prova esteve à vista toda a noite.

O Sário Cabral apresentava-se em Stevinson, com dupla finalidade - tourear a sua primeira corrida, e preparar-se para a sua alternativa toureando toiros com idade e trapio. O seu primeiro, de Joe Souza era manso e distraído e pouco ou nada lhe poderia ajudar a aquecer os motores para o resto da noite. No segundo, do Pico dos Padres, já Sário pôde fazer melhor, mas mesmo assim abusou, aqui e ali, de muita velocidade para toiros meio parados, porque as bandarilhas não lhes afectavam em nada. Penso no entanto, que no sexto toiro, um colorado, pesado e com muito trapio, de Manuel da Costa, Sário poderia ter feito melhor. Deu-me a ideia que não houve "connection" entre o cavaleiro e o toiro. É claro que, numa primeira corrida temos de aceitar estas pequenas falhas, que ajudarão os cavaleiros a compreenderem o que precisam de fazer melhor nas próximas corridas. É preciso é compreender-se que estas coisas acontecem a todos. O importante é tomar nota daquilo que não correu tão bem e ter a certeza que se tentará corrigir alguns defeitos nas próximas vezes. Repetir o erro é fatal.

A noite foi muita boa para os nossos forcados e até tivemos a estreia de um novo forcado do Grupo de Turlock - Jorge Martins, Junior. Seria interessante que sempre que haja uma estreia se a pudesse mencionar ao microfone. É bonito as pessoas aperceberem-se deste importante passo na vida de um jovem forcado. Michael Lopes, teve uma bela pega ao primeiro toiro, pesado e bonito do Pico dos Padres. Este toiro ressentiu-se da falta de castigo. Teria sido outro toiro. A segunda pega de foi também muito bem conseguida pelo experiente Fernando Machado Junior. Ao melhor toiro da noite, o Fábio Mendonça, dos Forcados de Merced, esteve à altura dele com uma boa pega. Na segunda parte e no quarto toiro, estreia de um forcado e a primeira tentativa foi falhada por dois motivos, simples, mas importantes - a colocação das mãos no ultimo segundo, obrigando o toiro a levantar a cabeça e o toiro ter feito um pequeno zigue-zague. Na segunda tentativa, Jorge Martins esteve muito bem. Teremos forcado, com certeza. Michael Menezes fechou-se galhardamente ao quinto toiro de Joe Souza. Nova estreia de um forcado do Grupo de Merced – Tony Oliveira. O Tony teve o pássaro na mão, com o toiro mais pesado da corrida. Poderia ter sido a pega da noite, mas primeiro, o toiro driblou-o, mas mesmo assim o forcado caíu bem, mas depois o grupo, não conseguiu fechar-se em devido tempo. Na segunda tentativa tudo correu pelo melhor. Boa estreia também. Esta noite foi mesma uma noite da forcadagem. O que foi muito bom para todos eles. Os do Aposento saíram satisfeitos e embarcaram para a Terceira para actuarem na Corrida de Beneficência. Os de Turlock contentes também, pela estreia de um novo forcado e os de Merced, menos experientes do que os outros, fizeram desta noite um bom trampolim para futuras corridas, com uma boa estreia.

Penso que toda a gente saiu satisfeita desta corrida e é isso que é importante. Que o povo se divirta a ver os nossos melhores, mas já agora poderiam e deveriam não fazer barulho enquanto os artistas actuam.

Praça de Toiros de Stevinson (Califórnia), 19 de Abril de 2010. Praça Cheia. Toiros de Pico dos Padres (2), Joe Souza (2) e Manuel da Costa Jr (2)

  • Paulo Jorge Ferreira - Volta, Volta e Volta
  • Sário Cabral - Volta, Palmas e Ovação

> Forcados Amadores de Turlock, Aposento de Turlock e Merced.

Sem comentários:

Enviar um comentário