quinta-feira, 8 de julho de 2010

A bomba do dia: Selecção de Glórias pega 11ª Corrida "Farpas"!


É a grande notícia e a grande bomba do dia, muito embora a maioria dos "informadores taurinos" prefira dar estampa aos comunicados oficiais das empresas anunciando os pesos dos toiros e outras coisinhas...
A Selecção de Glórias da Forcadagem, sob o comando de Francisco Costa (na foto, com Miguel Alvarenga e Silvino Bento) volta a pegar este ano na 11ª Corrida "Farpas", dia 8 de Agosto na Figueira da Foz, encerrando-se com os seis toiros de Francisco Romão Tenório que serão lidados pelos cavaleiros João Moura, Rui Fernandes e Tomás Pinto.
Os cartazes já estão a andar na gráfica e na próxima semana deverão estar prontos, por forma a serem lançados no Coliseu Figueirense no dia 25, data da primeira corrida que ali ocorre este ano.
Em causa estava o veto (anti-constitucional) decretado pela alegada Associação Nacional de Grupos de Forcados no ano passado à Corrida "Farpas", como represália por apreciações menos favoráveis opinadas no jornal de Miguel Alvarenga - estilo censura...
António Manuel Gonçalves, organizador da corrida e sucessor de seu Pai, o saudoso Manuel Gonçalves, esperou quatro meses por uma decisão da ANGF e mais concretamente do seu presidente, José Potier.
"Andei quatro meses a 'mendigar'... nunca tiveram a atenção de me telefonar, de me comunicar o que quer que fosse. Era sempre eu que ligava. Fartei-me. Há prazos a cumprir e não podia esperar mais. Aguentei até às últimas. Esta manhã contactei o Miguel Alvarenga e o Francisco Costa e avançámos com a Selecção, que além do mais merece regressar, depois do sucesso do ano passado" - explica o empresário.
O director do jornal congratula-se com o regresso da Selecção e lamenta a atitude do presidente da ANGF:
"Se por um lado me tenho que congratular pelo regresso da valente Selecção de Forcados que no ano passado assegurou na arena da Figueira da Foz e na nossa corrida a presença e a imagem gloriosa dos forcados amadores, por outro tenho que lamentar a atitude do senhor Potier. Não da associação, nem dos restantes membros da direcção. Sei que existia por parte da maioria deles e dos próprios cabos a vontade de levantar o veto à Corrida 'Farpas'. O senhor Potier é que não manifestou a mínima vontade de o fazer. Há um ano que está para marcar a assembleia-geral da ANGF e não há meio de o fazer. Preferia resolver as coisas sem problemas, levando o barco a bom porto. Mas não foi possível. Lamentavelmente, o mesmo senhor Potier é um dos principais (e louvo isso) promotores da denominada Federação PróToiro, vende t-shirt's à porta do Campo Pequeno a promover a Festa Brava e depois tem uma atitude destas, atrasando a assembleia, procurando (porque foi isso que procurou) inviabilizar a realização da Corrida 'Farpas' ou, pelo menos, da Corrida 'Farpas' com grupos de forcados. Nada na lei ou no Regulamento impede uma Selecção de Forcados de pegar. Seguimos em frente e os actos ficam, obviamente, para quem os pratica. Se pensava que nos atrapalhávamos, enganou-se rotundamente...".
Diz-se agora que a ANGF agendou à pressa para a próxima terça-feira a esperada assembleia-geral. Temos pena. Já é tarde. Os cartazes estão a ser feitos. A Selecção regressa em força!

Foto Guilherme Alvarenga

Sem comentários:

Enviar um comentário