segunda-feira, 5 de julho de 2010

Casa cheia na corrida da Feira de Caça e Pesca do Alagarve


Por ocasião da Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural, realizou-se mais uma corrida de touros há portuguesa por terras algarvias, a praça instalada nas imediações do Estádio do Algarve, entre Loulé e Faro, onde decorreu o evento, encheu para assistir as actuações de Miguel Moura (num espectáculo de variedades taurinas) e de João Moura, Tito Semedo e António Brito Paes, nas pegas os dois grupos do Montijo, Tertúlia e os Amadores frente a um curro de Herds. De Cunhal Patrício de boa apresentação mas de jogo desigual.





Antes da corrida propriamente dita, realizou-se o espectáculo de Variedades Taurinas com a participação do jovem amador Miguel Moura, que nos presenteou com uma lide alegre ao seu estilo, com muita garra e vontade frente a um novilho de Cunhal Patrício que não dificultou, rematando com dois bonitos ferros de palmo numa lide correcta. Para pegar este novilho esteve Rodrigo Carrilho da Tertúlia do Montijo que executou a pega ao terceiro intento, depois de uma excelente primeira tentativa, tendo faltado a ajuda.



João Moura esteve ao seu nível nesta “Feira da Caça” no primeiro do seu lote, soube aproveitar a pouca investida do seu oponente, dando-lhe a lide adequada, com dois compridos vistosos, em cites de praça a praça, mudando de montada para a ferragem curta, destaca-se o primeiro ferro numa sorte frontal, com ligeira batida ao piton contrário, a partir daí o Maestro João Moura teve de puxar dos galões para deixar a ferragem, pisando terrenos de compromisso, mostrou mestria num toiro que cedo se acabou. No segundo do seu lote, o cavaleiro de Monforte andou esforçado, frente a um “Cunhal Patrício” que cedo se fechou em tábuas, saindo de lá apenas com muito trabalho dos bandarilheiros de João Moura, para o deixarem no centro do ruedo, para que o cavaleiro deixa-se a ferragem da ordem quando este fugia para tábuas.



Tito Semedo, foi o cavaleiro com mais sorte no lote que lhe coube em sorteio, no primeiro que enfrentou, soube aproveitar na perfeição as condições de lide do seu astado, com investida suave, permitiu ao cavaleiro de Santana da Serra uma lide muito correcta, com os compridos deixados no alto do murilho, para depois na ferragem curta deixar um excelente ambiente, com cites frontais e reuniões justas, rematando sempre as sortes, deixando o seu oponente no centro do ruedo e sempre conotado com o digníssimo. No quinto da noite e segundo do seu lote, Tito voltou a ter pela frente um toiro colaborante, que lhe permitiu uma lide toda ela em crescendo, deixando a ferragem limpa, toureando a gosto, saindo sobre forte ovação, sendo o triunfador da noite.



António Brito Paes teve pela frente dois “Cunhal Patrício” de características diferentes, o primeiro, complicado e que cedo se parou no centro do ruedo, obrigando o jovem ginete a pisar os terrenos de compromisso para deixar a ferragem, merecendo realce a bonita rosa cravada ao estribo com que terminou a lide. No ultimo da noite, um toiro mais colaborante, viu-se o jovem “Mia” tourear a gosto com uma lide que começou menos bem nos compridos, mas que depois veio sempre a crescer, onde o ponto alto esteve num bonito ferro de violino no centro da praça, rematando com dois bonitos palmitos, o ultimo a pedido do digníssimo que lhe atribui forte ovação.



Nas pegas, noite de pouco trabalho, mas com bonitas intervenções por parte dos dois grupos, que num aceso duelo entre grupos da mesma terra proporcionaram boas pegas, por parte da Tertúlia do Montijo foram solistas Jerónimo Raimundo (2ª), Luís Frieza á primeira e Marco Santos também á primeira. Pelos Amadores do Montijo, foram caras Hugo Lopes à segunda, Fábio Sicnic à primeira e Rui Gomes na pega da noite também ao primeiro intento.



Esta corrida da Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural do Algarve, foi dirigido pelo Sr. Pedro Reinard, estando a ferragem e embolação a cargo do Sr. Luís Campino.

Sem comentários:

Enviar um comentário