domingo, 10 de abril de 2011

Colóquio em Cuba sobre “Portugal Taurino em Destaque”


Com o auditório da Biblioteca Municipal de Cuba, praticamente lotado, teve lugar o colóquio “Portugal Taurino em Destaque”. Nele participaram os presidentes das Câmaras Municipais de Cuba e Moita, o Vereador da Cultura da Câmara de Santarém e o Cabo do Grupo local. Este colóquio foi moderado pelo realizador do programa taurino da Rádio Pax, Fernando Batista, que enalteceu o espírito de trabalho, qualidade e aficcion com que esta semana taurina foi realizada.


O passado histórico da tauromaquia de Cuba foi relembrado, não só através do anterior grupo de forcados capitaneado por Eduardo Mimoso (pai), mas também se recordaram os nomes dos Cavaleiros locais D. José Manuel de Barahona, José Tomas Soudo e Joaquim Amado de Aguilar, este ultimo que geriu uma escola de toureio a cavalo, por onde passaram nomes como o de José Mestre Batista, Luís Miguel da Veiga e, o malogrado, José Varela Crujo.

Foram, também, relembradas as corridas de toiros que ocorreram no passado em Cuba, com grande afluência de publico que obrigava os Caminhos de Ferro a organizarem comboios especiais vindos, principalmente, da capital de distrito.

Como não podia deixar de ser, foi também amplamente abordado o actual momento do Grupo de Forcados Amadores de Cuba, que se vê com a entrada negada na Associação Nacional de Grupos de Forcados e apesar disso continua disposto a mostrar todo o seu valor e entrega, tentando dessa forma, que seja feita justiça. A determinação do Grupo de Forcados Amadores de Cuba em querer continuar a desempenhar um importante papel na festa, levando o nome de Cuba aos mais diversos pontos do país, saiu reforçada e contou com a solidariedade dos autarcas convidados, os quais se disponibilizaram para colaborar com o Grupo e, conjuntamente, encetarem esforços no sentido de se retomar o caminho abruptamente interrompida a meio da temporada de 2010.

A adesão do Município de Cuba à Secção de Municípios com Actividade Taurina da Associação Nacional de Municípios Portugueses permitirá que o assunto seja discutido nesse fórum. Para além desta iniciativa outras medidas serão tomadas; os cubenses não se pouparão a esforços para ver reparado o dano que a tomada de decisão da ANGF tem provocado à aficcion local.


Sem comentários:

Enviar um comentário