sábado, 30 de abril de 2011

“Mês da Cultura Tauromáquica 2011” com Artes plásticas, dança, debates, cinema, desporto e… “festa brava”!

O XIII Mês da Cultura Tauromáquica, em Azambuja, vai animar Maio de 2011, a partir do dia 07, culminando – como é tradição – com mais uma edição da Centenária Feira de Maio.

As honras de abertura vão para a dança e as artes plásticas, com duas mostras para apreciar. O Jardim Urbano da vila estará mais animado do que é habitual, até 30 de Maio, com trabalhos de arte pública intitulados “Eh Toiro Lindo!”. Já as paredes da Galeria da Biblioteca Municipal vão exibir, até 11 de Junho, a exposição colectiva de pintura “Cumplicidades”. O dia inaugural fecha com um espectáculo de dança espanhola pela Escola de Dança do Concelho de Azambuja, às 22h00 na Poisada do Campino.

No Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, voltam a viver-se duas noites “Musealogando…” que prometem boa conversa e convívio. No dia 12 debate-se “Onde pára o fado vadio?” e no dia 19 o tema será “Azambuja engalanada”. Pelo meio, no sábado dia 14, é a vez do desporto. Após várias semanas de jogos, tem lugar a final do III Torneio de Futsal Inter-Tertúlias, no Pavilhão Municipal às 17h30. A entrega de prémios fica para as nove da noite, na Poisada do Campino.

O dia 21 de Maio será o grande dia de actividades taurinas que se segue, aliás, a uma noite (6ªfeira, 20) animada com a largada de dois toiros na Várzea do Valverde. Logo pelas 09h30 haverá o tradicional cortejo de campinos com cabrestos, e também muitos cavaleiros e amazonas, pelas ruas da Vila de Azambuja. Já na Várzea do Valverde, durante a manhã terão lugar provas de campinos (condução de cabrestos e do boi da guia, e uma picaria para campinos e amadores), à tarde oportunidade para assistir a um aula prática da Escola de Toureio de Azambuja e a um treino do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja. Por fim, pelas 18h30, mais uma emocionante largada com dois toiros, que serão recolhidos a cavalo.

No dia 25, 4ªfeira, abrem-se as portas do Auditório Municipal – Páteo Valverde para a exibição do filme “As nossas raízes”, às 21h30.

Por fim, à semelhança das anteriores edições (12), o Mês da Cultura Tauromáquica culmina em grande com a “Centenária Feira de Maio de Azambuja – a feira mais castiça do Ribatejo”. De 26 a 30 de Maio, vivem-se cinco dias recheados de animação, convívio e “festa brava”!


Sem comentários:

Enviar um comentário