quarta-feira, 20 de abril de 2011

Romaria a Cavalo liga Moita a Viana do Alentejo

É já no dia 27 de Abril, que centenas de romeiros voltam a cumprir uma antiga tradição da vila da Moita, partindo da Moita rumo a Viana do Alentejo, integrados na XI Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo. A concentração dos romeiros está marcada para as 8:00h, no terreno anexo ao Pavilhão Municipal de Exposições, e a bênção dos romeiros está marcada para as 9:00h, junto à Igreja Nossa Sr.ª da Boa Viagem, na Moita.

A XI edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo é organizada pela Câmara Municipal da Moita, Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Associação de Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo e conta com o apoio das entidades regionais de turismo do Alentejo e do Vale do Tejo.

A Romaria a Cavalo é um dos maiores eventos equestres nacionais que voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita, que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, para pedir protecção e boas colheitas. O percurso dos romeiros será feito pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, passando pelas localidades de Poceirão, Landeira, Casebres, S. Cristóvão, Casa Branca e S. Brás do Regedouro. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, deverá acontecer por volta das 17:00h, no dia 30 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário