terça-feira, 19 de abril de 2011

Corrida das Dinastias

- Praça de Toiros: Alcochete
- Data: 17 de Abril de 2011, pelas 17 horas
- Empresa: Toiros e Tauromaquia, Lda
-Ganadaria: Herdeiros D. António Ordoñez
- Cavaleiros: António Brito Paes, João Moura Caetano, Manuel Lupi, João Ribeiro Telles Jr, Tomás Pinto e João Salgueiro da Costa.
- Grupo de Forcados: Amadores de Montemor e de Alcochete capitaneados por José Maria Cortes e Vasco Pinto, respectivamente.
- Assistência: 1/2 casa
- Delegados da IGAC: Delegado Técnico Tauromáquico Sr. Ricardo Pereira, assessorado pelo Delegado Técnico Veterinário Dr. Patacho Matos

Numa tarde de Primavera bastante agradável, deu-se esta corrida de Toiros em Alcochete, já tradicional em inicio de temporada com o aliciante de um curro de toiros espanhol e uma corrida de gente jovem, todos eles com o peso de um apelido às costas. Foram lidados toiros da Ganadaria Ordoñez, bem apresentados, pelos cavaleiros António Brito Paes, Manuel Lupi, João Ribeiro Telles Jr, João Moura Caetano, Tomás Pinto e João Salgueiro da Costa, que concorriam entre eles ao prémio de melhor lide.

Invulgar e acertada, foi a escolha da constituição do júri. O olhar crítico sobre as lides recaiu nos próprios cavaleiros, que atribuíram o lugar na corrida de Agosto a Manuel Lupi.

A expectativa era grande, o intervalo de peso dos toiros também. Dispares em peso, rondado os mais pesados, os 700Kg, e o mais leve 490Kg, os toiros serviram de uma maneira geral, deixando-se lidar.

António Brito Paes, lidou o segundo mais pesado da corrida, um Ordoñez com 690Kg e 5 anos. Nos compridos esteve bem a cravar, inicia a ferragem dos curtos a dar vantagens ao toiro, à semelhança dos seus compridos, cravando-os com acerto. Com o toiro refugiado nas tábuas, teve de se arrimar para conseguir cravar os últimos ferros. Num acto de camaradagem para com o forcado do grupo de Montemor, recusou-se a dar volta.

A João Moura Caetano coube-lhe um toiro com 4 anos, que acusou na balança 550Kg e bem apresentado. Nos compridos cravou com arte. Iniciou-se nos curtos a dar vantagens, e depois de um segundo curto com pouco brilho, fechou a sua lide a aguentar a investida do toiro para cravar dois curtos com raça. Volta para o Cavaleiro.

Seguiu-se o mais novo da dinastia Lupi. Manuel Lupi, cavaleiro da terra, viu esta sua lide ser premiada como a melhor da tarde, pelos seus colegas de cartel. Enfrentou um Ordoñez com 4 anos e 585Kg. No primeiro comprido soube cravar com arte, dando vantagens ao toiro, na preparação do seu segundo comprido levou um ligeiro toque na montada. Em relação aos curtos esteve notável. O primeiro esteve muito bem a cravar, com a arte e classe que lhe conhecemos, o segundo e terceiro cravou-os com toreria. Fechou uma lide com princípio, meio e fim, a cravar dois curtos ao estribo. Volta para o Cavaleiro.

A representar a dinastia Ribeiro Telles, estava João Telles Jr. que lidou o mais pesado da tarde com 695Kg. Recebeu-o à porta dos curros para depois cravar dois bons compridos., sempre com vantagens. Nos curtos esteve bem, cravando bons ferros adornados com câmbios. Ajudou o comportamento da rés, que apesar dos seus 695Kg cumpriu na lide. Ao cravar o seu terceiro levou forte toque na montada, corrigindo-se depois ao cravar os restantes.

Tomás Pinto, enfrentou o mais pequeno da corrida com 490Kg. Recebeu-o à porta dos curros, cravando os compridos de largo e com vantagens, muito bem. Continuou em bom tom ao cravar dois bons ferros curtos. Ao tentar cravar o terceiro, sofreu toque na montada e falhou o ferro, cravou um ferro em violino para rematar esta lide de boa nota.

Para lidar o último da tarde, com 550Kg estava o cavaleiro João Salgueiro da Costa. Esteve muito bem na colocação do toiro para os compridos, cravando-os de largo e de frente. Iniciou-se na cravagem dos curtos sofrendo um toque na montada. Esteve bem a cravar os curtos, cravando ferros ao estribo e a sesgo. Prolongou um pouco a sua lide, frente ao ordoñez já esgotado, cravando um 6º curto a sesgo sem brilho.

Pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor, abriu praça João Romão Tavares, à segunda tentativa. Na primeira tentativa a ter de pisar os terrenos do toiro para depois se sacar e não conseguir reunir, com o toiro a humilhar muito. Consumou à segunda tentativa, já com o toiro noutros terrenos e fora das tábuas. Reuniu-se com decisão, numa viagem com o toiro com a cara sempre por baixo, situação difícil para os ajudas, mas onde se notou a decisão e união do grupo para pararem estes 690kg. O forcado da cara saiu lesionado, e desejamos-lhe as rápidas melhoras! Seguiu-se João Pedro Tavares à primeira tentativa. Deu vantagens a citar, e não sendo o momento da reunião perfeito, fez vir ao de cima a sua raça em querer lá ficar, com o grupo a ajudar muito bem. Fechou a tarde do grupo o forcado João Caldeira, à primeira tentativa. A citar bem e a dar vantagens ao toiro, suportou um forte derrote no momento da reunião, viajando até às tábuas só com um braço agarrado ao toiro, com o grupo a ajudar e a parar o toiro no meio da praça. O forcado saiu lesionado com um ombro deslocado. Desejamos-lhe as rápidas melhoras!

O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, iniciou a sua actuação para pegar o segundo toiro da tarde por intermédio de Nuno Santana, à segunda tentativa. Na primeira tentativa depois de ter de pisar os terrenos do toiro não conseguiu reunir-se. Pegou à segunda tentativa numa boa pega com o grupo a ajudar até às tábuas. Para pegar o 3º da tarde, saltou a trincheira o forcado Daniel Silva. Com o forcado a citar bem e a ter uma reunião dura, aguentando a viagem até às tábuas e a suportar fortes derrotes, foi “pedido aos ajudas que pusessem a carne no assador”, ao que responderam com prontidão, ajudando com sabedoria, ajudando a consumar uma grande pega. 2 Voltas para o forcado a pedido do público. Fechou esta tarde de toiros João Pedro, à primeira tentativa. A ter de pisar os terrenos do toiro, o forcado reuniu-se bem, com o grupo a ajudar mais uma vez muito bem.

O MAIS E O MENOS
+ Entrega dos intervenientes
- Nada a assinalar.

Sem comentários:

Enviar um comentário