segunda-feira, 16 de maio de 2011

Emoção e bravura na Aldeia da Venda

Quando o toiro, que é o principal interveniente na festa, tem impetuosidade, nobreza, apresentação e sobretudo bravura, realmente a festa tem outro sabor, foi esse sabor que tive-mos oportunidade de saborear na tarde de Domingo na Aldeia da Venda.

O “Furacão” Algarvio veio á Aldeia da Venda (Concelho do Alandroal) para animar esta gente Alentejana com o seu toureio muito peculiar, alegre, vistoso, comunicativo, afinal de contas entre outras definições, o toureio apesar da sua seriedade é essencialmente uma festa, e quando um artista anima o público é sinónimo de que essa festa está a acontecer. Logo no que abriu praça deixou bom ambiente, sempre a arriscar e a tourear em terrenos de compromisso deixou ferros emocionantes cumprindo a cartilha; o terceiro mereceu fortes aplausos, pecou apenas por prolongar um pouco demais uma lide que já estava”ganha”. O segundo que lidou teve uma saída impetuosa, aliás como todos os outros; a que Filipe crava logo dois compridos de elevada nota, nos curtos o famoso cavalo que imagine-se: bate palmas, e efectivamente bate mesmo, com som e tudo; uma forma de citar de certa forma invulgar a que o respeitável achou bastante interesse reflectido nos aplausos que lhe tributou, teve uma lide bem conseguida com destaque para o par que cravou a duas mãos.

Duarte Pinto teve duas lides de muito boa nota, apresentou um toureio de certa forma clássico, mas sobretudo um toureio de verdade, em que se preocupa quase que obsessivamente em fazer as coisas bem feitas, o que de facto conseguiu mais uma vez esta tarde, saindo máximo triunfador. Brindou a primeira lide á Sra Virgínia e ao Sr Silvino que trabalham na sua casa á mais de trinta e quatro anos, portanto uma relação mais que profissional e de amizade certamente que atrevemos a dizer que são praticamente família.

Tomás Pinto sofreu no seu primeiro um aparatoso toque, que se prolongou um pouco mais muito por culpa da passividade dos bandarilheiros, realmente o toiro saiu com uma impetuosidade fora do normal e o Tomás nada pode fazer perante tal imprevisto, a lide não foi a sonhada e o toureiro dignamente não deu volta de agradecimento; no seu segundo elevou-se e conseguiu a lide da tarde que agradou sobejamente ao público presente, logo nos compridos ouviu grandes aplausos, cravado o primeiro curto e já soavam os acordes de Puerta Grande, dois violinos no final da lide foram a consagração e o remate foi com um de palmo também bastante aplaudido; um triunfo que vai motivar ainda mais esta jovem promessa para o compromisso da alternativa que se avizinha a dez de Junho em Santarém.

Tarde de rijas pegas; pelos do Amadores Ribatejo Bruno Nobre depois de uma dura primeira tentativa foi dobrado por Gonçalo Semeador que resolveu á primeira, o seu segundo foi pegado por Afonso Fófó que pegou á primeira depois de um emocionante brinde a essa grande glória da forcadagem que foi Chinita de Mira.

Pelos de Cascais Hugo Bilro que foi dobrado depois de três tentativas por Joel Zambujeira que pegou á primeira; e Luís Amador que pegou também á primeira tentativa.

Os forcados do Aposento do Alandroal pegou Alexandre Lopes numa boa pega á primeira tentativa e Mário Pinto á segunda tentativa também uma boa pega com o toiro a fugir aos ajudas.

Muito se tem discutido sobre a ferragem a utilizar nas corridas, pelo que vimos esta tarde, a ferragem utilizada apresentou alguns problemas tanto ao cravar, caindo sem explicação, como a ferragem comprida que depois de cravado o ferro, dava a ideia de que ficava como se não tivesse sido cravado, vendo-se na ponta do ferro cerca de um palmo de ferro balançando, algo a melhorar certamente.

Nota bastante positiva para o curro de novilhos toiros apresentado (Ganadaria São Martinho), tanto em apresentação como em comportamento; bravos e nobres; a transmitir aquela emoção e aquela pitada de perigo que tanta falta faz á nossa festa.

Fruto da politica de preços baixos da Empresa Apaludir, a praça quase encheu por completo; esta pratica é de louvar pois Aldeia da Venda (Concelho do Alandroal) é um dos Concelhos mais pobres da Europa; mas também um local onde pese embora as dificuldades a festa brava é vivida de forma bastante intensa e apaixonada pelas suas Gentes, pudemos comprovar isso mesmo na companhia de bancada que muito nos honrou um grupo de Idosos utentes da Misericórdia local que foram a prova provada disso mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário