quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Artigo de opinião bombástico: "Chaubet" mete a carne no assador!



P O R T U G A L I D A D E
Tenho verificado que a revista espanhola "6TOIROS6", tem um hábito insólito, estranho e, até, suspeito. Ao publicitar os espetáculos tauromáquicos que se realizam em Portugal, descaracteriza-os. Nunca faz referência aos forcados. Precisamente aqueles que o identificam, cujo ineditismo e valor demonstrado desinteressadamente, tanta admiração despertam.


Vendo que nada se faz para a modificar tal situação, recorri à Associação Nacional dos Grupos de Forcados (ANGF). Vocacionada para defender e valorizar o Forcado, decerto não deixaria de levar em conta a minha observação. Não respondeu à carta que enviei. Pode ser que por falta de tempo.O caso das bandarilhas à espanhola, há vários anos em discussão, é um dos que mais tempo lhes rouba.

Sem qualquer resolução à vista, continuam a ser um potencial perigo, a fazer vítimas. A última foi João Salvação. Ficou sem uma vista. Mas há mais casos a tratar. Para a ANGF, de maior importancia que estes "pequenos" percalços.

A complexa escolha de quem deve ou não entrar na ANGF. A mão pesada para os que prevaricam, saem fora do que está regulamentado. Ultimamente o intrincado assunto dos "burladeros" que, colocados dentro da arena, é um risco acrescido para os pegadores.

Ao Campo Pequeno a obrigatoriedade de os tirar da arena, já foi comunicada. Agora penso que estará em estudo a forma de fazer o mesmo aos "burladeros" das praças desmontáveis. Estes ainda maior ameaça para os forcados, dado o tamanho da arena. E o problema da praça do Algarve, do ex-Matador Fernando dos Santos, que tem "burladeros" dentro da arena e fixos?

Há igualmente o estribo da trincheira da praça de Alcochete em alvenaria, presumivelmente culpado da morte de um Forcado? Irá ser substituído?

É humano que com todas estas prioridades, a ANGF, não ligue à circunstância de não serem anunciados Forcados nos programas publicados na "6TOROS6". Mas que é uma desconsideração, é.

Estava conformado. A ANGF não pode ou não quer responder, nem toma qualquer iniciativa para resolver tal imbróglio...paciência. Não é da sua resposta que estou à espera. Por mim desabafo e... pronto. Fico satisfeito.O que realmente gostava é que estes problemas fossem resolvidos. Posto isto, o que me fez voltar a escrever foi, mais uma vez, a "6TOIROS6".

Então não está lá uma critica a uma corrida que teve lugar no Campo Pequeno -21/julho - e não vêm mencionados os Forcados! E, por ironia, o autor do texto, assina como Manuel "LUSITANO".

Que "nuestros hermanos" não porem o nome dos forcados nos programas a publicitar as corridas que cá se fazem, ..... Porém, uma pessoa que se identifica como LUSITANO, fazer o mesmo é que custa a engolir. Tanto que me levou a exagerado parelelismo. A recordar o comportamento de Miguel de Vasconcelos.

Carlos Patrício Álvares (Chaubet)

A opinião/texto aqui reproduzido é da inteira responsabilidade do autor.
Foto:D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário