quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A última da Feira de Abiúl

- Praça de Toiros Abiúl- “A mais antiga do País”
- Data: 14 de Agosto de 2011, pelas 22 horas
- Empresa: Frequesia de Abiúl
- Ganadaria: Passanha
- Cavaleiros: Rui Salvador, Vítor Ribeiro e o Tiago Martins que tirou a Alternativa
- Grupo de Forcados Amadores: Amadores de Montemor e Amadores de Chamusca, capitaneados por José Maria Cortes e Nuno Marques, respectivamente.
- Assistência: 3\4 fortes

Deu-se no passado Domingo, a última corrida de toiros Integrada na Feira Taurina 2011, de Abiúl. Numa corrida com direito a prémio para melhor lide e para a melhor pega a ainda uma Alternativa, as bancadas encheram-se de emigrantes, que no mês de Agosto voltam à Terra. Montavam o cartel os cavaleiros Rui Salvador, Vítor Ribeiro e Tiago Martins, que nesta noite tirou a Alternativa. No campo dos forcados, os Amadores de Montemor e Amadores da Chamusca, que enfrentaram um bonito curro com ferro Passanha.

É sempre de louvar a enchente das bancadas em qualquer praça do País, mas também seria de louvar que em qualquer uma dessas praças existisse o mesmo respeito. O silêncio durante as lides, e sobretudo durante as pegas é uma necessidade, e é pena que este não tenha sido um dos elementos que Domingo quase encheu as bancadas da praça mais antiga do País.

Rui Salvador foi o vencedor do prémio para a melhor lide, e o Grupo de Forcados Amadores de Montemor, por intermédio do forcado João Romão Tavares na pega do 3º da tarde, o vencedor do prémio para a melhor pega.

Em noite de alternativa abriu praça Tiago Marques, que teve como padrinho Rui Salvador. Frente a um toiro bem rematado e que não complicou na altura de cravar, deixando-se lidar, esteve bem na colocação dos compridos, sem complicar. Nos curtos cravou ferros de boa nota, mostrando à-vontade durante a lide, sabendo tirar proveito do toiro que lhe calhou em sorte. Para terminar acedeu à vontade do público e cravou com acerto mais um curto. Saldo positivo nesta passagem a Cavaleiro de Alternativa. Parabéns! A fechar a sua noite, Tiago Marques teve pela frente, à semelhança do seu primeiro, um bonito Passanha com 570Kg, que cumpriu. Não tendo uma actuação tão conseguida como a sua primeira, esteve bem nos compridos a cravar com decisão. Nos curtos esteve também regular, terminando a sua lide com a cravagem de 2 ferros de palmo.

A Rui Salvador calhou-lhe em sorte um primeiro com 550Kg, que cumpriu na lide. Nos compridos esteve ao seu nível a cravar os ferros de largo, com rigor e valentia, e nos curtos esteve outra vez muito bem, onde se viveram bons momentos de toureio a cavalo. Nota para o 1º curto, cravado ao estribo com classe e depois de uma cambiada. Frente a um oponente com 600Kg, fechou a sua noite em bom-tom. Esteve muito bem a cravar o primeiro comprido e com arte a garra a cravar os seus curtos, de cima para baixo ao estribo.

Vítor Ribeiro, fechava o trio de cavaleiros da noite. No terceiro da noite lidou o mais pesado da corrida, com 640Kg. O primeiro comprido foi, como é seu timbre, cravado de largo e de frente, com raça. No 1º e 2º curto, com arte e toureria, preparou a sua sorte com cambiadas para cravar ao estribo. Teve uma boa lide perante um belíssimo toiro, do qual soube tirar partido, e que poderia ter sido completa, não fosse um pequeno toque que sofreu antes do 1º ferro da lide. Frente a um Passanha com 530Kg, fechou a sua noite em Abiúl. Numa lide, que na minha opinião, teria sido a vencedora do prémio da noite, cravou ferros com raça, onde soube preparar e rematar as suas sortes. Foi uma lide completa com bons momentos de toureio, e demonstração da arte e garra de Victor Ribeiro, frente a toiro do qual soube tirar partido.

Pelo Grupo Forcados Amadores de Montemor, abriu praça o forcado Frederico Caldeira à 3ª tentativa. O forcado na primeira tentativa não aguentou o toiro e este meteu mal a cara. Na 2ª apesar de ter estado prefeito em frente ao toiro e também na reunião, saiu desfeitado, talvez pela entrada tardia dos segundas ajudas. Consumou à 3ª tentativa, onde teve de pisar os terrenos do toiro e já com ajudas carregadas. Na pega da noite esteve João Romão Tavares, à 1ª tentativa. Esteve bem a citar e a aguentar, tendo uma reunião perfeita, para depois fazer uma viagem duríssima, aguentando os vários derrotes. Numa pega em que os ajudas fizeram o seu papel, notou-se no forcado Alma e Querer. Uma excelente pega, justamente merecedora do prémio da noite. Noel Cardoso saltou à arena para pegar o quinto da noite. Esteve bem a citar, a aguentar e a receber o toiro. Realizou uma pega rija com o grupo bem a ajudar, à 1ª tentativa.

Pelo Grupo de Forcados Amadores da Chamusca, abriu a noite, o forcado Emanuel Injai, à 4ª tentativa. Na 1ª tentativa o forcado esteve bem a na reunião e a aguentar o 1º derrote, porém o toiro tirou a cara e fugiu ao grupo. Na 2ª o forcado não se reuniu bem e não conseguiu ficar na cara do toiro. Apesar das ajudas carregadas, não conseguiu consumar à 3ª tentativa, acabando por pegar à 4ª tentativa a sesgo, um toiro que pedia grupo a ajudar. João Lemos pegou à 2ª tentativa, depois de na 1ª ter estado bem a citar e a receber o toiro, mas a não conseguir aguentar o forte derrote. Na 2ª tentativa esteve igualmente bem e consumou uma paga rija com o grupo a ajudar. Diogo Cruz fechou a corrida com uma boa pega ao 1º intento. Esteve bem a citar, a aguentar e a receber o toiro, numa pega em que o grupo soube ajudar bem.

+ Curro Enviado pela Ganadaria Passanha, que valeu ao Ganadero chamada à Praça.
- Barulho nas bancadas no decorrer das lides e das pegas.

Sem comentários:

Enviar um comentário