sábado, 29 de agosto de 2009

Corrida do Sporting Clube de Portugal


- Praça de Toiros: Campo Pequeno, em Lisboa
- Data: 27 de Agosto de 2009, às 22H
- Empresa: Sociedade do Campo Pequeno, S.A.
- Ganadaria: 6 Toiros Herdeiros J. Infante da Câmara
- Cavaleiros: Joaquim Bastinhas, Vítor Ribeiro e Manuel Lupi
- Grupos de Forcados: Forcados Amadores de Santarém, capitaneados por Diogo Sepúlveda e de Montemor-o-Novo, por José Maria Cortes
- Assistência: Praça Cheia
- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. Agostinho Borges, assessorado pelo médico veterinário Dr. João Carlos Infante
- Banda: Samouco

Mais uma quinta-feira nocturna em Lisboa com praça cheia, era a corrida do 103º aniversário do Sporting Clube de Portugal.
Antes de começar a corrida foi apresentado o fado Campo Pequeno, com letra e música de Maurício do Vale e interpretado por António Pinto Basto.

Os toiros de Infante da Câmara eram aguardados com alguma expectativa, pois o último curro ali lidado, tinha sido em 1992, por ocasião do 100º aniversário da praça Lisboeta, e que ficou na memória de todos os aficionados.
O curro enviado esta noite estava apresentável, tinha trapío mas justos de peso, com excepção do 4º e 5º, o lidado em 3º lugar não deveria sair no Campo Pequeno. Saíram no geral mansos e com pouca investida, mas sérios, à excepção do 5º e 6º da ordem que serviram e bem. Acusaram na balança o 1º 471 kg, 2º 490 kg, 3º 470 kg, 4º 512 kg, 5º 540 e o 6º 501 kg.

Joaquim Bastinhas cravou com acerto a ferragem comprida, e com a alegria que lhe conhecemos deu a volta por cima aos seus oponentes sobretudo no 1º, esteve bem nos curtos e terminou as duas lides com o seu habitual par de bandarilhas, pecou pela velocidade que imprime às lides.

Vítor Ribeiro bem nos compridos, cravou bons curtos e bem preparados no seu primeiro que tinha pouco andamento, no seu segundo já teve matéria-prima para lidar, desenvolveu um boa lide a citar de largo e com o toiro a corresponder, cravou ferros que levaram emoção às bancadas.

Manuel Lupi pela frente o pior e o melhor da noite, no seu primeiro aproveitou bem as poucas investidas do toiro para lhe cravar a ferragem da ordem, no seu segundo e último da noite, também levou emoção às bancadas, recebeu à porta dos curros e desenrolou uma boa lide, cravou ferros emocionantes com batida ao piton contrário e esteve em muito bom plano.

Pelos Amadores de Santarém abriu praça o forcado Pedro Torres, andou com serenidade e mostrando-se, carregou e o toiro saiu pronto, fez uma pega “limpa” à 1ª tentativa. Para o segundo da ordem foi o forcado João Torres, forcado jovem mas com muita serenidade, na primeira tentativa o toiro dá-lhe alguns derrotes fortíssimos em que o forcado não se conseguiu fechar, combalido fez-se novamente ao toiro, algum público assobiou por o forcado não parecer ter condições de ir ao toiro, mas este esteve “teso” com vontade e fechou-se com alma à 2ª tentativa. Fechou para Santarém o forcado António Grave de Jesus, o toiro põe-lhe mal a cara mas o forcado vem fechado com um corno entre as pernas, pegou à primeira tentativa.

Pelos Amadores de Montemor-o-Novo o forcado para o primeiro da ordem foi João Caldeira, esteve correcto com o toiro e fez uma boa pega sem dificuldades à 1ª tentativa. Para o segundo da ordem foi chamado o forcado João Romão Tavares esteve bem e concretizou uma boa pega à primeira tentativa. Fechou praça o cabo do grupo, José Maria Cortes, do meio da praça aproveitou e aguentou a pronta investida do toiro, fechou-se com decisão à primeira tentativa.

O Mais e o Menos
+ As duas últimas lides de Vítor Ribeiro e Manuel Lupi
+ O 5º e 6º toiro
+ As prestações dos forcados de ambos os Grupos
- A apresentação do 3º toiro da noite

Sem comentários:

Enviar um comentário