sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Noite agradável em Albufeira


Mais uma nocturna na Monumental de Albufeira, no passado dia 26 de Agosto, ingredientes para um bom espectáculo não faltavam, um cartel de competição com os cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol e Vítor Ribeiro, forcados de Évora e Turlock (Estados Unidos) e um curro de toiros bem apresentados de Álvaro Domecq com ferro Condessa de Sobral com pesos entre os 490 e os 560 quilos que contribuíram para que houvesse duas partes completamente distintas, os primeiros três da noite a saírem com nobreza, e a proporcionarem um espectáculo interessante, os da segunda parte, mansos e a refugiarem-se logo em tábuas, tentando sempre fazer mal. Uma meia casa bem composta numa noite em que se apresentava em Albufeira o Grupo de Turlock comandado por George Martins.

Abriu praça Rui Salvador que soube entender bem o seu adversário, escolhendo bem os terrenos ao toiro, o cavaleiro de Tomar deixou bonita ferragem, em especial nas bandarilhas onde em sortes frontais, pisando terrenos de compromisso, deixou a ferragem limpa num toiro que por vezes se adiantava. Na segunda parte e frente ao quarto toiro da noite, um manso perdido que após o primeiro comprido se refugiou em tábuas, Salvador deu uma lide bastante esforçada tentando arrancar o seu oponente de tábuas, no entanto o resultado foi dois compridos e dois curtos cravados a sesgo depois de muita insistência, o publico reconheceu o trabalho do cavaleiro de Tomar que num gesto enorme de toureiro se recusou dar volta à arena, ele e o forcado de Turlock, sendo ambos ovacionados no centro do ruedo.

Luís Rouxinol enfrentou o melhor da noite, dando-lhe a lide adequada, ferragem comprida cravada em su sitio e nas bandarilhas esteve empolgante com uma lide sempre em crescendo em que mostrou bonitos momentos de brega, com adornos do agrado do digníssimo a rematar as sortes. No quinto da noite (igual aos irmãos quarto e sexto) toiro manso encastado, Rouxinol andou esforçado para deixar a ferragem da ordem. Toiro este que viria a não se pegado por se lesionar já no fim da lide, dando um forte derrote no burladero, perdendo o equilíbrio nos quartos dianteiros.

Vítor Ribeiro recebeu com toureria o terceiro da noite, um “Condessa de Sobral” nobre como os anteriores, que permitiu ao cavaleiro um toureio a gosto, numa lide toda ela bem desenhada, escolhendo bem os terrenos, para depois deixar a ferragem em sortes frontais. No que encerrou a noite repetiu-se o mesmo que os dois anteriores, frente a um toiro refugiado em tábuas e que de lá só saia para fazer mal, daí Vítor Ribeiro dar a lide possível.

Nas pegas os Amadores de Évora consumaram as suas duas intervenções ao primeiro intento por intermédio de Gonçalo Mira e João Leitão. Pelos Amadores de Turlock em digressão por Portugal foram solistas Jasen Mc Donald á primeira, Donald Mota à terceira depois de uma tentativa de Antony Martins e Mikel Lopes à quarta depois de três intervenções de Frank Parreira.

Dirigiu este espectáculo o Sr. António dos Santos, estando a ferragem e embolação a cargo do Sr. José Paulo

Sem comentários:

Enviar um comentário