terça-feira, 25 de agosto de 2009

Em Caldas da Rainha, Corrida Morna


Praça de Toiros: Caldas da Rainha.Data: 21 de Agosto de 2009, pelas 22:00 horas.

Empresa: Toiros e Cultura – Paulo Pessoa de Carvalho.

Ganadaria: Brito Paes.Cavaleiros: João Moura, António Brito Paes e Manuel Lupi.

Grupos de Forcados: Amadores de Montemor-o-Novo e Caldas da Rainha capitaneados, respectivamente por José Maria Cortes e Nuno Vinhais.

Assistência: ¾ casa.

Banda: Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha.Delegados da IGAC: Delegado Técnico Tauromáquico Sr. Manuel Jacinto assessorado pelo Médico Veterinário Dr. Francisco Barata

Os toiros eram de Brito Paes, tinham todos 3 anos e os seus pesos variaram entre os 460 e os 550 kg. Todos tiveram boa apresentação, sem serem imponentes, e quanto ao comportamento foram cumpridores; primeiro, terceiro e sexto. Foram reservados e a mansear; segundo e quarto, e foi bravo o quinto. Faltou a todo o curro um pouco mais de emoção e intensidade, nas investidas, para que o público se entregasse mais a todos os elementos do cartel.
João Moura, teve duas actuações dentro de seu estilo revolucionário, com excelente brega, e sempre muito chegado aos toiros, apesar de receber os 2 toiros com compridos bem executados mas com pouco brilho. Nas suas duas faenas mostrou porque é figura há tantos anos. No primeiro toiro realce para o 2º e 3º ferros curtos, ao estribo e a levantar as bancadas. No segundo do seu lote, Moura, brilhou mais ainda com “Merlin”, pois o toiro tinha mais dificuldades, mas que foram disfarçadas pelo binómio, Toureiro-Montada. Nos curtos deste toiro, destaque para dois ferros de excelente nota, com batida ao piton contrário.
António Brito Paes, começou com um toiro muito distraído e reservado, que ainda assim servia para a lide. Foi aproveitando as reuniões que sacou do hastado, para colocar ferros bons, mas com pouca história, sendo alguns a cilhas passadas. Saiu para o segundo, com mais vontade, e teve pela frente, um toiro bravo. Cravou 3 compridos de belo efeito de praça-à-praça, e seguiu para bons ferros curtos destacando-se o primeiro o quarto e o quinto, numa lide em que deixou de insistir nas batidas ao piton contrário, conseguindo boa nota, nos ferros de frente terminando em apoteose.
Da Barroca D’ Alva veio Manuel Lupi, que teve duas actuações muito esforçadas e meritórias. No seu primeiro toiro, recebeu bem o toiro, que saiu com pata, para depois lhe dar boa lide, sempre por cima do hastado, de onde se pode destacar os últimos ferros curtos, sendo o último um palmito a levantar as bancadas da praça. Na sua segunda actuação baixou ligeiramente o nível, onde o melhor ferro foi o primeiro curto; mas sempre sem comprometer uma boa passagem pelas Caldas da Rainha.
Para as pegas, abriu praça o G. F. A. De Montemor, por intermédio de Francisco Borges. O forcado citou bem e mandou vir o toiro, para depois se fechar decidido, sendo bem ajudado pelo grupo. Para o terceiro toiro, foi escolhido o jovem António Vacas de Carvalho, que teve um cite bonito, para depois se fechar com muita garra, à córnea, aguentando os derrotes do toiro, com o grupo a hesitar na entrada ao toiro num primeiro momento, para depois corrigir e concretizar com eficácia a pega. No quinto da noite e último para os “Filhos do Alentejo”, foi cara Manuel Ramalho, que citou com pouca decisão, mas mandando na investida do toiro, recuando bem e reunindo á córnea, com boa técnica, com o restante grupo a corresponder com acerto.
O G. F. A. de Caldas da Rainha, também viu premiada a sua aposta nos jovens, com Guilherme Neto a abrir as hostilidades, com uma pega ao primeiro intento, em que o forcado citou bem, sem mandar, com o toiro a sair solto e o forcado a reunir bem á barbela, com o grupo a ajudar bem. Seguiu-se Francisco Mascarenhas que citou bonito, recuando em demasia pois veio a fechar-se quase nas tábuas, mas com decisão e vontade, com o restante grupo a ser desfeiteado pela trajectória do toiro, recuperando depois bem, para fechar a pega. Fechou a corrida o caldense Mário Cardeira, que citou bem, adiantando-se com correcção ao toiro que saiu solto, para depois receber correctamente, com garra, e o grupo ajudou bem.

O Mais e o Menos
+ Os brindes de cavaleiros e Forcados a João Salvação “Ninã”, pelo seu recente infortúnio. A entrega de todos os intervenientes.

– A noite fria do Oeste que arrefeceu a corrida e o público.

Sem comentários:

Enviar um comentário