quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sintra: Autarcas apoiam tourada contra regulamento!


Na edição de hoje do Diário de Notícias pode ler-se a seguinte notícia relativamente à Corrida de Toiros realizada ontem à noite na localidade de Nafarros (Sintra)."Polémica. Vereadores da Câmara Municipal de Sintra juntaram-se à Junta de Freguesia de São Martinho na defesa da realização do evento em Nafarros. Há suspeitas de que máquinas do município estiveram envolvidas na organização.A junta de freguesia de São Martinho, em Sintra, apoiou ontem à noite a primeira grande corrida de toiros de Nafarros, apesar do regulamento municipal de animais impedir ajudas a este tipo de eventos.

"A junta só cedeu o terreno e apoia qualquer iniciativa, não apenas a tourada, porque o regulamento abrange apenas a Câmara", explica o presidente, Adriano Filipe. A tourada foi contestada ao longo do mês através da Internet, mas acabou por ser autorizada pela Câmara de Sintra, porque o regulamento aprovado em Abril não proíbe estes espectáculos. O DN sabe que o Gabinete Médico Veterinário Municipal informou a Divisão de Licenciamento de Actividades Económicas (DLAE) que não poderia apoiar o espectáculo porque "contém actos que infligem sofrimento físico e psíquico, bem como lesionam os animais".

No entanto, ao longo do dia, várias fontes afirmam que a autorização não foi pacífica, com vereadores a defender uma e outra posição. Há também a suspeita de que máquinas do município possam ter estado envolvidas na preparação de outro terreno próximo, entretanto preterido depois do início da polémica. O principal impulsionador do evento, o presidente do União Desportiva e Cultural de Nafarros (UDCN), diz-se novamente surpreendido. "Estamos numa terra pequena e precisamos de dinheiro para as nossas actividades, por isso organizámos uma coisa diferente sem pensar em mais uma polémica", conta. Ontem, a meio da tarde, decorriam ainda os preparativos, com os bombeiros de Colares a regar o recinto com uma capacidade para quase duas mil pessoas. "Já vendemos 1400 bilhetes, a 25 euros cada, mas é um evento caro e é sempre um risco. Vamos esperar que corra bem e não haja confusão", desabafa Orlandino Martins. O organizador assegura que apenas teve apoio da Junta, mas admite ter encontrado outras simpatias. "Sei que a Câmara não pode apoiar, porque há um regulamento que não deixa, mas houve autarcas que nos incentivaram a manter o espectáculo. No final, só a Junta cedeu o terreno e o resto das despesas com terras e máquinas suportámos nós", conta. (http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1345403)

Sem comentários:

Enviar um comentário