quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A FORD e a Tradição


Vim hoje de férias e das dezenas de emails não desejados existia um interessante – um apelo organizado pela Associação ANIMAL (AA), a que promove os gritos, saltos e barulho de apitos, buzinas e tachos ás de 5ªs feiras no Campo Pequeno.

Mais uma vez o alvo era o site Tauromania, (provavelmente) o site de maior expressão e divulgação do tauromaquia portuguesa, e desta vez tambem a multinacional Ford Motor Company através da sua subsidiária em Portugal.

Fiquei fascinado com a noticia, que pode ser lida na integra no blog da AA, isto porque a mesma é reveladora da importancia que este meio de comunicação efectivamente tem. Num momento de crise, ou de maior dificuldade, os investimentos publicitários são mais criteriosos e orientados para um retorno objectivo quer como relização de vendas quer como potenciadora do valor da marca no mercado. As multinacionais sabem-no muito bem.

Sobre o email tinha como titulo “Peça à Ford EUA que termine a associação publicitária da Ford Portugal a um site tauromáquico.”.

O mail inicia-se com um pedido que passo a transcrever “ Por favor, escreva à empresa-mãe da Ford, nos EUA, pedindo-lhe que tome a decisão que a Ford Portugal não está a tomar – a de se dissociar totalmente da tauromaquia, nomeadamente pondo termo à inserção de publicidade no site pró-tauromáquico “Tauromania””. E depois enviavam um mail standard a ser enviado em Inglês para um endereço que deconheço.

Esta é a melhor publicidade e reconhecimento que a AA poderia dar aos aficionados, à tauromaquia, e ao site tauromania. Se a AA não reconhecesse a importancia e relevo cada vez maior da festa em Portugal e do seu potencial como veiculo potenciador de um determinado produto, direccionado para um segmento de mercado, certamente não teria esta atitude.

A Ford Motor Company é “uma família globalmente diversificada, com um legado do qual nos orgulhamos e estamos empenhados em fornecer produtos e serviços excepcionais.”, e que tem como valores, fazer “o que é certo para as pessoas, para o nosso ambiente e sociedade, mas acima de tudo, fazemos o que é certo para os nossos clientes.”, e é com base nesta politica que patrocina nos EUA a tradição do seu pais - os rodeos, através da Professional Bull Riders (http://www.pbrnow.com/), extensivel ao Brasil onde o rodeo tambem tem uma grande tradição. Em Portugal esperamos que o nivel de investimento seja proporcional.

Na 5ª feira vou ao Campo Pequeno e não fosse o barulho que fazem ainda ponderava agradecer à AA esta reflexão - existe muito espaço e oportunidades de crescimento para a festa brava, que há patrocionadores interessados em associar o seu posicionamento à tradição e aos usos e costumes do meio em que operam. Mas, eu não grito e eles não falam ...


Tiago Barreto tem 36 anos, é gestor e aficionado. Enviou-nos este e-mail na tarde de hoje em jeito de reflexão.

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