terça-feira, 15 de setembro de 2009

Fim de tarde agradável no Sobral

Terminou ontem a mini feira taurina do Sobral de Monte Agraço em Corrida de Concurso de Ganadarias que registou ¾ fortes de entrada e onde se podem destacar com a maior justeza 2 excelentes Lides de António Ribeiro Telles, e uma em bom plano de Rui Salvador montando o Romero.

Saiu em primeiro lugar o toiro de Prudêncio, com 600 kg, presença, pouca mobilidade e emprego, tudo na razão suficiente para que o Maestro da Torrinha pudesse construir uma Lide sólida, ligada, artística e dominadora em que sobressaiu toda a 2ª parte (curtos) no Rondeño, e antes um bom 2º comprido no Opium. No segundo (António Silva), toiro que viria a acumular os prémios Apresentação e Bravura, António não se deixou intimidar pela aspereza inicial daquele, deixando um excelente 1º comprido a abrir, mostrando-se e cravando com a maior serenidade deste mundo. Em curtos no Santarém (6) esteve soberbo: brega ligada, distâncias adequadas, viagens e reuniões templadas bem como justas, sortes carregadas, enfim... um recital do toureio mais puro e mais honesto que pode haver (alguns chamam-lhe clássico), apenas beliscado pelo pouco empenho do de Silva numa ou outra reunião.

Rui Salvador que não teve um pingo de sorte com o seu lote só se pode valer do seu 2º: um toiro de Dias Coutinho com péssima apresentação - com a agravante de se tratar de uma Corrida de Concurso de Ganadarias - ao qual Rui aplicou uma boa Lide (principalmente em curtos), no excelente e inevitável Romero deixando 6 ferros de bom nível com destaque para os 3 primeiros numa série de 6.

Ana Batista apresentou-se com as ganas de quem quer mostrar o que vale e em ambos os toiros do seu lote começou bem, deixando ferragem de grande qualidade, mostrando-se e iniciando as viagens bem de frente chegando mesmo a dar vantagens ao Infante e ao Lampreia. Em curtos andou menos segura e veio ligeiramente a menos principalmente no seu segundo. Destaque para o excelente 2º ferro comprido deixado no gigante Lampreia montando o Gallito.

Forcados

Tarde variada em termos práticos no que à forcadagem diz respeito.

Por Vila Franca pegaram Márcio Francisco à 3ª em circunstâncias pouco fáceis e felizes, Carlos Silva à 4ª e Pedro Henriques muito bem à 1ª numa Pega com reunião dura e com o toiro a empurrar.

Por Alcochete pegaram Hugo Silva à 2ª, Nuno Santana à 1ª e Ricardo Mota numa grande Pega a aguentar vários derrotes secos em andamento, tendo podido contar com a coesão do grupo na retaguarda.

Foi uma agradável tarde de toiros em que o público esteve um pouco frio tendo em conta o nível artístico de algumas Lides.

Discordamos com a atribuição do prémio Apresentação ao toiro da Ganadaria Eng. António Silva, uma vez que estampa naquela Corrida houve só uma: o toiro da Ganadaria Hds. de José Infante da Câmara.

Sem comentários:

Enviar um comentário