segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Mestres Mouras e Prates dão lição em Estoi


Por ocasião da XIII – Feira do Cavalo de Estói - Faro, realizou-se neste sábado cinco de Setembro, mais uma Corrida de Toiros à Portuguesa, com meia casa bem preenchida, lidaram-se quatro toiros do Dr. Brito Paes de boa apresentação, deixando-se lidar pelos cavaleiros João Moura e José Prates, nas pegas os Amadores de Cascais comandados por Pedro Marques. Um mano a mano interessante, onde faltou a alegria do público e um pouco mais de luz numa arena grande de mais para Portugal.

O Mestre (maestro) João Moura teve duas actuações ao seu nível, e, por se tratar de uma Feira do Cavalo, mostrou ensinamentos para quem estava na bancada, no seu primeiro, toureou com mestria deixando dois compridos, quatro curtos e três palmitos em sortes limpas e bem rematadas, com excelentes momentos de brega. No terceiro da noite voltou a estar ao seu nível, frente a um toiro que investia o suficiente, para que o “Maestro” desse uma lide bastante agradável, deixando novamente a ferragem limpa, cravado de alto a baixo.

Em noite mestres, José Prates, puxou dos seus galões, no primeiro da sorte um toiro tardo de investida, andou esforçado com dois compridos de boa nota e com as bandarilhas em sortes bem desenhadas depois de muito trabalho para retirar o seu oponente de tábuas, saindo no final da lide por cima deste. No último da corrida, Prates toureou a gosto, mostrando bonitos momentos de brega com alguns adornos a rematar as sortes, teve uma actuação do agrado do digníssimo, rematando com um bonito palmito.

Nas pegas e numa noite calma, estiveram os Amadores de Cascais com Ventura Doroteia à segunda, Hugo Bilro e João Bolinhas ao primeiro intento e Luís Amador à segunda.

Após esta corrida realizou-se um Espectáculo de Variedades Taurinas, onde estavam anunciados os Amadores Miguel Moura e António Prates, sendo este ultimo impedido de actuar, frente a dois novilhos de João Moura e onde pegaram os Amadores de Cascais.

Miguel Moura, por gentileza da empresa lidou os dois novilhos, no primeiro mostrou toda a sua garra e irreverência, digna da sua idade, mostrando bons momentos de toureio com bonitos ferros cravados ao estribo, no segundo e em sortes frontais com ligeira batida, arrancou fortes ovações do publico que soube acarinhar o jovem pupilo de Monforte.

Nas pegas destes dois novilhos estiveram Paulo Loução à primeira e Tierry Gonçalves à segunda, dos Amadores de Cascais.

Dirigiu este espectáculo com a aficion que lhe é reconhecida o Sr. Nuno Nerry, estando a embolação e ferragem a cargo do Sr. Luís Campino.

Sem comentários:

Enviar um comentário