quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Moita: Faltaram os toiros, os novilhos não serviram e Carreiras triunfa!


- Praça de toiros: Daniel Nascimento, Moita
- Data: 15 de Setembro de 2009, pelas 18.30 horas
- Empresa: Toptoiros
- Ganadaria: Paulo Caetano e Guiomar Moura
- Cavaleiros: Joaquim Bastinhas, António Telles, Luis Rouxinol, João Moura Caetano, João Telles Jr. e o praticante Tiago Carreiras
- Grupos de Forcados Amadores: Amadores de Lisboa e Amadores da Moita, capitaneados por José Luis Gomes e Fernando Rodrigues respectivamente.
- Assistência: Casa praticamente cheia
- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. António Bartissol, assessorado pelo médico veterinário Dr. Patacho de Matos.

Foi com as bancadas repletas de público que se iniciou a primeira corrida da Feira Taurina da Moita. Durante as cortesias foi prestada homenagem póstuma ao aficcionado moitense Balé e a D. José João Zoio, não com um minuto de silêncio, mas sim com com o público de pé a aplaudir estas duas figuras da nossa festa.
Para a primeira da feira, um cartel bem montado com seis cavaleiros onde alternaram consagrados e juventude. Mas faltou o mais importante: O Toiro. A Mais Importante Feira Taurina de Portugal - como é apelidada - iniciou-se com uma novilhada.

Anunciava-se um curro de toiros com ferro Maria Guiomar Cortes Moura e à arena sairam cinco novilhos desta mesma divisa e um com ferro Paulo Caetano, o único com apresentação. No geral, foi um fracasso quer de apresentação quer de comportamento. Escassos de forças, sem transmitirem emoção, pequenos e com "tipo de vaca". A Monumental Daniel Nascimento bem como toureiros e público mereciam mais.
Anunciaram os sguintes pesos: 590 kg ferro Paulo Caetano e 570, 500, 480, 473, 598 quilos os da divisa de Cortes Moura.

Joaquim Bastinhas lidou o novilho com ferro Paulo Caetano que cedo se ficou pelos médios. Bastinhas andou comunicativo com o publico e com o seu toureio alegre arrancou as primeiras ovações da tarde.

António Telles recebeu o seu novilho à Porta Gaiola e com o seu toureio clássico esteve correcto e em bom plano e rematou a sua actuação com um ferro de palmo a pedido do público e nem as duas passagens em faslo mancharam a sua actuação numa lide onde esteve por cima de um novilho sem força e que não transmitiu emoção.

Luis Rouxinol esteve igual a si mesmo. Em busca do triunfo, pela frente um novilho que se mostrou mais colaborador que os irmãos de camada. Rouxinol voltou a destacar-se pela excelente brega e execução da sortes onde não faltaram o violino, ferro de palmo e a fechar o tradicional par de bandarilhas. Saiu sob forte ovação.

João Moura Caetano teve iniciou a melhor forma com um ferro comprido ao Quiebro. A partir daqui, o novilho não transmitiu emoção e Moura Caetano também não. Uma lide sem história que prolongou em demasia e que fizeram soar alguns assobios do público.

João Telles Jr. não teve na Moita continuidade à boa temporada que tem realizado. Perante um novilhote, tentou impor o seu toureio mas sem sucesso numa noite onde andou desacertado com a colocação da ferragem. No final após agradecer nos médios recusou a volta a arena. Toureiro!

É inevitável escrever sobre Tiago Carreiras sem fazer referência a Quirino, estrela da sua quadra. A fechar praça, confirmou que a sua inclusão no cartel foi uma aposta ganha e somou mais um importante triunfo. Esteve toureiro o jovem cavaleiro praticante onde se destaca um grande ferro a sesgo junto à porta dos curros e rematado por dentro. Saiu com o público a aplaudir de pé e a exigir mais um ferro a que não acedeu e soube sair com o triunfo "na bagagem".

Nas pegas, abriu praça pelos Amadores de Lisboa, Francisco Mira. Forcado experiente e de Arte, teve frente um "Paulo Caetano" com derrote forte que o desfeiteou à primeira tentativa. Na segunda, entrou nos terrenos do novilho, esteve correcto e saiu ja dentro do grupo, ficando a sensação que falharam ao ajudas quando a pega parecia consumada. Pegou à terceira com ajudas carregadas. Deu volta a arena após forte petição do público. O Cabo José Luís Gomes pegou o segundo da tarde. Anos de experiência que nos fazem crer que é fácil pegar toiros. Perfeito! Uma boa pega à primeira tentativa. A fechar, Pedro Maria Gomes mandou na sorte e efectou à barbela uma pega correcta.

Pelos Amadores da Moita, a tarde não começou da melhor forma. Hélio Roma efectou 5 tentativas onde divide com os ajudas as culpas de não ter pegado o novilho. O Cabo optou pela cernelha onde a dupla João Paulo e David Silva concretizaram ao primeiro intento. No segundo, o Cabo Fernando Rodrigues em dia de despedida decidiu ele mesmo ir para a cara do novilho, como manda a tradição. Longe da frescura fisica de outros tempos, mesmo assim esteve correcto e efectuou ao primeiro intento aquela que era a sua última pega. Após a volta, entregou a chefia do grupo ao novo Cabo, o jovem Pedro Raposo. O novo Cabo pegou o último da tarde, numa pega onde não se fechou correctamente mas o grupo consegiu compor o forcado na cara.

No decorrer do intervalo, a empresa Toptoiros, a Sociedade Moitense de Tauromaquia e a Associação dos Formados Amadores da Moita, homenagearam o o Cabo dos Amadores da Moita, Fernando Rodrigues.

O Mais e o Menos
+ Tiago Carreiras, José Luis Gomes e Fernando Rodrigues
- Anunciar Toiros e sair a arena novilhos de fraca apresentação e comportamento; A prestação de Moura Caetano, Telles Jr e dos Amadores da Moita no seu primeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário