domingo, 20 de setembro de 2009

Na quarta da feira da Moita, correram-se novilhos numa noite sem triunfos, salvaram-se as pegas


- Praça de Toiros: Daniel do Nascimento, na Moita
- Data: 18 de Setembro de 2009, pelas 22H00
- Empresa: Toptoiros
- Organização: Toptoiros
- Ganadaria: Paulo Caetano e Romão Tenório
- Cavaleiros: João Moura jr.
- Matadores: Luís Vital “Procuna” e Nuno “Velásquez”
- Grupos de Forcados Amadores: de Portalegre capitaneados por Fernando Coelho
- Assistência: Meia casa forte
- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. Lourenço Luziu, assessorado pelo médico veterinário Dr. Rita.
- Banda: Musical do Rosário

A primeira corrida Intermarché, a quarta da feira, foi uma corrida mista, com um Cavaleiro e os dois Matadores da terra, como tal, houve o cuidado de seleccionar duas ganadarias com encastes diferentes: Romão Tenório, com encaste Murube – Urquijo, com antiguidade reportada a 13/9/2001, aqui na Moita. Para a lide a pé, a ganadaria Paulo Caetano com encaste Parladé e Cabral Ascensão, que tem antiguidade reportada a 11/9/1982 em Campo Maior. De ambas as ganadarias vieram animais ferrados com o número 6 nas espáduas, portanto eram novilhos e não toiros, como estava anunciado nos cartazes. Equilibrados em pesos, entre os 515 e os 460kg e em apresentação. Bonitos de um modo geral mas justos de forças, mormente os de Paulo Caetano.

Abriu praça o cavaleiro João Moura Jr., que recebeu o seu oponente dobrando-se com ele. Cedo se viu que o seu galopar “murubenho” lhe iria permitir sortes templadas e suaves, o que fez, desde o primeiro comprido. Embora não apertando nas reuniões o novilho era franco nas arrancadas, fazendo com que o toureiro cravasse dois compridos de boa nota e após mudar de montada mais quatro curtos, muito templados e rematados a preceito, por vezes com algum exagero.
No seu segundo, o pior da corrida, cravou dois compridos desgarrados na colocação e enquanto o novilho durou. Mais dois curtos de boa nota, feitos de muito querer e profissionalismo. Depois, o novilho acabou e os outros dois que cravou, nem com o muito labor posto na lide, conseguiu tirar donde não havia.

Para a lide a pé anunciavam-se os Matadores da terra e abriu as hostilidades Luís Vital “Procuna”, que recebeu o primeiro do seu lote com lances templados, de salientar um quite por chiquelinas com algum sabor. Luziu-se a grande altura as bandarilhas, com pares a quarteio e a quiebro, correndo na cara do novilho até este parar, o que põe qualquer praça de pé. Na muleta não encontrou distâncias, deixando o hastado chegar à flanela. Terminou com uma tanda por manoletinas e um desplante que o público gostou. Volta para o Matador.
Ao quinto da noite, Procuna recebeu-o à verónica sem expressão e nas bandarilhas e depois de um par a quarteio e um violino, o toiro esperava muito, tendo sido com dificuldade que concluiu o tércio em terrenos apertados. Na muleta, esteve esforçado, mas nem a inspiração nem o novilho davam para mais. Terminou a sua actuação na Moita sem muito para recordar. Não quis dar volta, o que se compreende. Foi ovacionado e agradeceu nos tercios.

Velasquez realizou duas lides tão distintas quanto os tércios de bandarilhas, parecendo que naquela quadrilha só João Pedro sabe bandarilhar, e bem!; como no segundo não o fez, foi uma desgraça. Na primeira lide, toda feita de repouso e iniciada com bonitas verónicas, depois na muleta com distâncias correctas, assistiram-se a algumas tandas, por ambos os lados, que chegaram ao público ouvindo-se olés. A segunda foi em tudo diferente, o novilho não ajudava e o temple ficou no primeiro, havendo apenas a recordar um tanda pela direita. O matador deu volta no fim de ambas as lides.

Para pegar os novilhos lidados a cavalo, estavam os Forcados Amadores de Portalegre, que justificaram em pleno a sua chamada à Moita. O experiente Nelson Nabiça foi o escolhido para pegar o primeiro da noite. Citou de largo, meia praça. O novilho arrancou mal o viu e o Nelson sem de descompor, aguentou, recuou e reuniu como mandam as regras. O hastado só derrotou já no meio do grupo, pondo aí algumas dificuldades no desmanchar da pega. Volta para cavaleiro e forcado.
Para pegar o quarto da ordem saltou Francisco Peralta. Citou de meia praça, o novilho arrancou franco, sem fazer mal mas a empurrar com a cara no ar. Pega vistosa onde, quer o forcado quer o grupo, tiveram o mérito de não complicar, o que resultou numa pega bonita. Como o cavaleiro, não se achando bem, não quis dar a volta instado pelo público e pelo forcado, deu este uma volta com a praça de pé, indo ainda agradecer aos médios.

O Mais e o Menos
+ O facto de se dar oportunidade aos Matadores da terra.
+ A actuação dos Forcados de Portalegre.
+ Os tércios de bandarilhas de Procuna e os pares de João Pedro
- Continuam a anunciar-se toiros e a saírem novilhos. A importância da feira da Moita não merece isso.
- A desastrosa actuação dos bandarilheiros da quadrilha de “Velasquez”
- Continuam os vendedores a deslocar-se nas bancadas durante as lides.

Fotografia: António Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário