sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Na terceira da Moita, a noite foi de Ntinu Wen


- Praça de toiros: Daniel Nascimento, Moita
- Data: 18 de Setembro de 2009, pelas 22.00 horas
- Empresa: Toptoiros
- Ganadaria: Francisco Romão Tenório e Passanha
- Cavaleiros: João Moura, Rui Fernandes, Vítor Ribeiro e o amador Miguel Moura
- Grupos de Forcados Amadores: Aposento da Moita e Juvenis do Aposento da Moita, capitaneados por Tiago Ribeiro e José Maria Bettencourt respectivamente.
- Assistência: Praça quase cheia
- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. César Marinho, assessorado pelo médico veterinário Dr. Patacho de Matos.

A tradicional Corrida de Quinta Feira, registou uma boa entrada de público e ao facto de não ter casa cheia não deve ser alheio a ausência (por problemas físicos) do rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza. Em seu lugar actuou o cavaleiro Rui Fernandes.

Nesta mesma noite aconteceram dois espectáculos distintos(?!), um de Variedades Taurinas seguido de Corrida de Toiros. O público assistiu às cortesias de dois espectáculos.

A abrir a noite, actuou o cavaleiro amador Miguel Moura que voltou a encantar o público com o seu toureio "escola Moura" na lide de um novilho com ferro Romão Tenório com o peso de 445 quilos.

Pelo Juvenis do Aposento da Moita, pegou o jovem Frederico Aragão Morais à terceira tentativa, após dois intentos em que não suportou os derrotes do novilho.

Para a corrida de toiros, saiu a arena um curro da ganadaria Passanha ferrados com o 6 e o 5 e com os seguintes pesos: 558, 525, 560, 535, 560 e 525 quilos. Quanto ao comportamento, sairam reservados com pouco andamento sem transmitirem emoção ao espectáculo.

Abriu praça o Maestro João Moura que rubricou duas actuações distintas mas plenas de toureria. A abrir praça, frente a um Passanha que procurava tábuas, esteve com classe numa lide onde se destaca o 4º curtos executado a sesgo na crença natural junto aos curros. No segundo do seu lote, uma lide de esforço e experiência para sair por cima do Passanha que tocou em sorte numa lide rematada com um ferro palmo executado por dentro junto aos curros.

Rui Fernandes andou irregular capaz do melhor e do pior. A abrir, uma lide de menos a mais onde terminou com dois curtos de boa nota a encurtar distancias. No seu segundo, uma lider de mais a menos com o Fernandes a arriscar e encurtar distancias em sortes rematadas com ajustadas piruetas a arrancar grandes ovações. Trocou de montada e a lide veio a menos. Contudo saiu sob forte ovação.
De realçar que Rui Fernandes utilizou as bandarilhas à espanhola.

Vitor Ribeiro teve uma agradável passagem pela Daniel Nascimento. Duas lides em bom plano. No primeiro atacou o Passanha em sortes praça a praça a pôr a emoção que o hastado não tinha. Para rematar com uma sorte ao Quiebro a arrancar fortes aplausos. Saiu sob forte ovação. A fechar praça, mais uma boa lide frente a um Passanha que apesar de parado revelou-se encastado com Ribeiro correcto na execução das sortes a rematar com ferro de palmo de boa nota. Em amadas as actuações saiu por cima dos seus oponentes.

Nas pegas a noite ficará marcada pela despedida do forcado Ntinu Wen.

Wen, efectuou a sua última pega "oficial" ao terceiro da noite. Após saltar à arena, toda a Daniel do Nascimento o aplaudiu de pé. Brindou esta sua sorte ao seu grupo, a seus pais e ao publico da praça da sua terra. Efectuou uma pega "limpa" ao primeiro intento e no final deu duas voltas a arena debaixo de fortes aplausos. A abrir praça, José Broega viu-se obrigado a entrar nos terrenos do toiro para de seguida se fechar com decisão ao primeiro intento onde contou com uma boa primeira ajuda de David Molina. Nuno Carvalho a fazer uma boa temporada, efectuou uma grande pega à segunda onde se fechou com garra à córnea com o Passanha a desviar a trajectória com o forcado da cara. À primeira tentativa tropeçou no momento da reunião. No final da volta agradeceu nos médios. A abrir a segunda parte, o Cabo Tiago Ribeiro efectuou uma das pegas da noite. Uma pega dura com boa primeira ajuda de Bernardo Cardoso e uma oportuna ajuda junto à tábuas de João Corte Real. O jovem Pedro Brito Sousa não acusou a responsabilidade quer da "praça" quer do sério Passanha que teve pela frente. Andou sereno com arte para com muita garra concretizar ao primeiro intento. A fechar, Nuno Inácio, citou com arte, mandou na sorte e concretizou mais uma boa pega com boa primeira ajuda de Miguel Serrão. Uma grande noite para o Aposento da Moita onde a destacar, a coesão nas ajudas e as vantagens dadas na execução das sortes.

No final, Ntinu Wen foi premiado com saída em Ombros pela Porta Grande como reconhecimento da sua trajectória como forcado da terra.

O Mais e o Menos
+ Aposento da Moita; Todo o ambiente que envolveu a pega de Ntinu Wen;
- O franco jogo dado pelos "Passanhas"

Sem comentários:

Enviar um comentário