quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Praça de toiros do Sítio da Nazaré está na moda


A castiça praça de toiros do Sítio da Nazaré, gerida na temporada de 2009 pela empresa Aplaudir, tem registado uma grande aderência de público nas corridas efectuadas, o que demonstra a vitalidade que a festa dos toiros tem, quer junto dos aficionados portugueses quer também nos estrangeiros que visitam este nosso Portugal e, que não deixam de ir assitir a uma corrida de toiros sempre que lhes é possível.

No próximo sábado, dia 12 de Setembro, será encerrada a temporada naquela praça e assim sendo, fomos ouvir o que a empresa Aplaudir pensa da temporada ali realizou e que agora está prestes a terminar.


Tauromania: Esta temporada de 2009, a Nazaré entrou novamente “na moda” da tauromaquia, o público aderiu às corridas de toiros ?

Aplaudir: Sem duvida que tem sido uma Temporada de sucesso a todos os níveis: de público, de toureiros, de forcados e de toiros. O ambiente da Praça da Nazaré tem sido magnífico e realmente voltou aos velhos tempos em que ir aos toiros à Nazaré era apetecível e quase obrigatório. É diferente e quase unico a forma como se sente e se respira a Tauromaquia naquela Praça de caracteristicas impares em termos de sonoridade, de proximidade do público com os intervenientes.


Tauromania: Quais as razões que a empresa encontra para este renascer da Praça de toiros do sítio da Nazaré ?

Aplaudir: Uma aposta em termos publicitários e um marketing especifico para esta Praça. Baixar o preço dos bilhetes numa altura em que os portugueses perderam poder de compra. Vejam que ter bilhetes a 10,00 euros numa Praça que perdeu este ano cerca de 800 lugares é um risco. O contrato da empresa Manuel Tavares da Silva era de 5.500 lugares e agora com as novas marcações de lugares da Praça do Sitio a capacidadebaixou para 4.272 o que é uma barbaridade e uma alteração contratual importante. Só depois de termos anunciado a baixa de preços é que fomos confrontados com esta nova situação do novo alvará da Praça. Não desarmamos e mantivemos a estratégia e o plano inicial para não defraudarmos o público e as gentes da Nazaré e da Região Oeste.


Tauromania: Os aficionados vão aos toiros pela vossa política de “bilhetes de preços baixos” ou pelo atractivo dos cartéis ?

Aplaudir: Pela conjugação desse binómio de preço/qualidade. Sem cartéis atractivos as pessoas não vão apenas por haver bilhetes baratos. Temos de agradecer às Figuras e a todos os Toureiros que aqui actuaram porque colaboraram na baixa dos preços cobrando em conformidade, assim como aos Ganaderos. Com a ajuda de todos foi possivel voltar a ter grandes noites de toiros na Nazaré.


Tauromania: Para o próximo sábado dia 12 de Setembro está marcada a última corrida da temporada na praça de toiros da Nazaré. Quais os critérios que teve a empresa na montagem deste cartel ?

Aplaudir: Como já dissemos não defraudamos o público e os Cavaleiros que ali vão triunfaram na Nazaré e em muitas outras praças mas são de certa forma os “toureiros da casa” e, como tal, tiveram a nossa preferência para encerrar a temporada. Os toiros dispensam apresentação e os Forcados de Vila Franca e Alcochete merecem a repetição pelas boas prestações que ali deram na Corrida de Inauguração da Temporada e assim encerramos com chave de ouro.


Tauromania: Os toiros, peça fundamental de uma corrida. Como está o curro apartado para a noite de sábado ?

Aplaudir: O curro está com apresentação e deixamos os critérios de escolha ao Ganadero como normalmente o fazemos até provas em contrário de qualquer atitude menos digna que tenhamos para com a empresa. É raro discordarmos dos critérios dos Ganaderos , porque são eles que conhecem bem o que têm em casa. Embora já tenhamos sofrido e prejudicado a imagem da empresa porque há pessoas que querem passar atestados aos outros. Este ano tivemos um caso em que o Ganadero nos garantiu que determinados toiros tinham um peso (e tinham quando os escolhemos) e depois ao chegarem à Praça faltavam 50 quilos em cada um e o Maioral em pleno desembarque e perante o Delegado Técnico disse ”o Ganadero mandou tirar a ração desde tal dia”...Por sorte o curro tinha trapio e saiu bem mas se não eramos nós os prejudicados. Mas de uma maneira geral os Ganaderos são os principais interessados em que tudo corra bem.


Tauromania: Que mensagem deixam aos aficionados para esta última corrida ?

Aplaudir: Primeiro o nosso agradecimento a todos quantos assistiram às Corridas da Nazaré. Para esta última corrida que venham todos e que a Praça esteja cheia. Vai ser uma noite de Festa porque a Nazaré está em Festa até ao dia 13, com as famosas Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré. Boa comida, a praia, o bom tempo que vai estar no sábado na Nazaré, o cartel de competição e risco. Contamos convosco!

Sem comentários:

Enviar um comentário