terça-feira, 8 de setembro de 2009

Tarde Histórica em Villaluenga para comemorar 40 anos de alternativa de Ruiz Miguel


A Praça de Toiros de Villaluenga Del Rosário, fica na Serra de Cádiz, e faz parte "de la Ruta de los Pueblos Blancos de la sierra gaditana".

Esta Praça de Toiros não é redonda, e foi construída toda em pedra sobre uma rocha, acolhe no Mês de Setembro uma Corrida de Toiros, por norma com as primeiras Figuras do Toureio Mundial.
No passado Domingo, dia 6, podemos assistir a mais uma Inesquecível Tarde de Toiros, cujo cartel estava montado com a terna de Matadores:

Francisco Ruiz Miguel 40 Anos de Alternativa (que completou nesse dia) -
José Ortega Cano - 35 Anos de Alternativa -
Juan Antonio Ruiz "Espartaco" - 30 Anos de Alternativa.
Toiros da Ganadaria de Joaquin Núñez Del Cuvillo.

Banda de Música de San António Del Bosque.

O Primeiro toiro de pelagem colorau olho de perdiz, tinha o número 55 e pesou 490 quilos. Ruiz Miguel recebeu-o com uma Série de Verónicas, que rematou com uma meia Verónica..Depois de pedir autorização ao Presidente, brindou a lide deste seu oponente ao seu filho, que assistiu à Corrida num Burladero. Iniciou a faena com passes de muleta por baixo, executou depois uma tanda de derechazos rematados com um passe de peito, passou para uma tanda de naturais, mas como este toiro tinha uma investida menos franca por este piton deu continuidade à faena, com uma série de três bem executadas tandas de derechazos, rematando sempre com um passe de peito. Aproveitando o lado por onde melhor investia este toiro. Matou o toiro de estocada inteira e cortou duas orelhas.

No seu segundo toiro, quarto da ordem de lide, que foi o toiro mais bravo da corrida, tinha o número 96, de nome "Costerano" e de pelagem negro bragado meano.Iniciou a lide com uma série de belíssimas e bem desenhadas verónicas, rematando esta série com três meias e uma lindíssima e muito vistosa revolera. Depois de picado e para testar este toiro, executou novamente duas verónicas, rematando de novo com uma revolera. Antes de dar início à faena de muleta, brindou a faena à sua esposa que assistia à corrida na bancada.

Foi uma faena um pouco mais longa que a do seu primeiro, porque este toiro tinha melhores condições de lide, pelo que executou tandas de derechazos, sempre rematadas com passes de peito. Tenho executado também uma tanda de naturais. Foi uma faena bonita e variada, pois também executou alguns passes circulares, desplantes, passes por alto e manoletinas. Matou este toiro de estocada um pouco descaída, mas por grande insistência do público, cortou duas e um rabo.

Ortega Cano - lidou o segundo toiro da tarde com o peso de 430 quilos, de nome "Humoso", com o número 104 e de pelagem castanho bragado. Recebeu com uma série de verónicas rematadas com meia Verónica. Depois de picado quis testar de novo a investida deste toiro, executando nova série de verónicas, rematadas com meia Verónica. Brindou a lide deste toiro aos colegas de cartel. Iniciou a faena de muleta com três tandas de derechazos, rematando as mesmas com um passe de peito. Seguiu-se uma tanda de naturais, seguida de uma nova tanda de derechazos, uma vez que era pelo piton direito que melhor investia este toiro.Antes de executar a sorte suprema foi brindado pelo "Cantaor" Manuel Horta com um fandango (um género de música espanhola e muito apreciada). Seguiu-se a sorte de matar e cortou duas orelhas, as quais depois ofereceu a este cantor de Fandango.

Ortega Cano - Brindou a lide do quinto toiro à sua filha que assistia desde a bancada à corrida. Este toiro tinha o de nome "Tramposo", com o número 192, de pelagem negro mulato, nobre mas com pouca força. Iniciou a lide com uma série de verónicas, rematando com meia Verónica. Seguiu-se a faena de muleta, e cuidando sempre a investida do seu oponente, executou uma tanda com derechazos rematados com passe de peito, executou depois uma tanda por naturais, voltando a seguir a mais duas tandas de derechazos, intercaladas com passes naturais e afarolados. Estocada inteira que lhe valeu uma orelha.

Juan Ruiz "Espartaco" - coube-lhe lidar o terceiro toiro da tarde de pelagem Mulato Chorreado. Iniciou a a lide com uma série de verónicas, com o remate de meia Verónica. Depois na faena de muleta deu inicio com uma tanda de cinco derechazos, passando para uma tanda de naturais, seguiu-se nova tanda de derechazos, passe de peito, passe por alto e um passe ajudado. Seguiu-se uma nova tanda de seis naturais e um martinete. Continuou a faena com uma nova tanta de derechazos e um passe ajudado, finalizando a mesma com circulares. Após dois pinchazos, conseguiu uma estocada inteira, que mesmo assim obteve uma orelha por petição maioritária do público.

O seu segundo toiro (sexto e último), de pelagem colorau olho de perdiz, tinha o nome de "Idílico", o número 175. Depois de uma série de Verónicas, e chegada a faena de muleta, brindou a lide do mesmo ao seu filho que estava na bancada.iniciou a mesma com uma série de passes por baixo, seguida com uma tanda de derechazos e passe de peito., continuou a lide com mais três tandas de derechazos sempre rematadas com um passe de peito, e a última com um molinete, ajudados por alto e passes naturais. Executou a sorte suprema com uma estocada um pouco traseira, mas que mesmo assim lhe valeu duas orelhas.

Também os Matadores Ruiz Miguel e "Espartaco" foram brindados pelo "Cantaor" Manuel Horta com um Fandango.

No final da corrida os três matadores foram sacados em ombros e saíram assim pela porta grande, faltou só a companhia do maioral da ganadaria, pois o curro de toiros saiu com nobreza e casta, proporcionando uma tarde triunfal aos matadores e uma tarde de bom e variado toureio aos espectadores que encheram a legendária praça.

Sem comentários:

Enviar um comentário