sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Telles Jr. e Miguel Ángel Perera “agarram” Lisboa


Praça de Toiros: Campo Pequeno, em Lisboa
Data: 3 de Setembro de 2009, às 22h30
Empresa: Sociedade do Campo Pequeno, S.A.
Ganadarias: 2 Toiros de Ortigão Costa (para as lides a cavalo) e 4 Toiros de Herdeiros de Varela Crujo (para as lides apeadas)
Cavaleiro: João Ribeiro Telles Jr.
Grupos de Forcados: Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, capitaneado por Tiago Prestes
Assistência: ¾ fortes
Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. António dos Santos, assessorado pelo médico veterinário Dr. João Maria Nobre
Banda: Samouco

A Praça de Toiros do Campo Pequeno voltou a abrir as suas portas para mais uma nocturna, desta vez a 12ª Corrida integrada no Abono 2009.

Uma corrida que começou com um sentido e justo minuto de silêncio durante as cortesias, em homenagem à memória do cavaleiro tauromáquico Dom José João Zoio, a que se seguiu uma forte salva de palmas por parte do público, que assim prestou um forte tributo à figura impar de Mestre Zoio.

A noite era também de homenagem ao bandarilheiro António Badajoz pela comemoração dos seus 60 anos de Alternativa. A empresa do Campo Pequeno prestou uma bonita homenagem ao maestro dos bandarilheiros portugueses, a que se juntou o Presidente da Câmara Municipal de Coruche. António Badajoz agradeceu nos médios, perante uma forte ovação do público presente nas bancadas, com a humildade que o caracteriza e que faz dele uma figura da nossa Festa.

Para o toureio equestre saíram à praça dois bonitos toiros de Ortigão Costa, com trapio (o primeiro com 578 Kg e segundo com 588 Kg), que cumpriram na generalidade e que deram bom jogo. Para a parte apeada saíram quatro toiros de Herdeiros de Varela Crujo, de boa apresentação mas desiguais, destacando-se negativamente o segundo toiro da corrida, escasso de forças. Os pesos variaram entre os 502 Kg e os 524 Kg.

O mais jovem ginete da Torrinha - João Ribeiro Telles Jr. – tem tido uma época em pleno, mostrando toda a sua garra e determinação em ser figura. Telles Jr. apresentou-se pela primeira vez em Lisboa este ano e quis agarrar esta oportunidade. No primeiro do seu lote colocou a fasquia bem alta, recebendo bem o toiro à porta dos curros e deixando os dois compridos da ordem. Nos curtos, Telles Jr. mostrou toda a sua raça, toureando a gosto, com bons pormenores de brega e com sortes bem preparadas. Destaca-se o segundo ferro curto bem rematado, o violino e o ferro de palmo “marcas da casa”. No seu segundo, um toiro com investidas mais curtas, o cavaleiro da Torrinha deixou três compridos regulares. Nos curtos, embora tenha deixado um primeiro ferro descaído, desenvolveu uma lide acertada, onde voltou a preparar bem as sortes e deixando mais cinco curtos de boa nota, com especial destaque para o segundo e terceiro ferro, com batida ao piton contrário. Boa noite de Telles Jr. no seu regresso à Catedral do Toureio Equestre.

O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca – a comemorar as “Bodas de Prata” da sua fundação – também se apresentava no Campo Pequeno pela primeira vez esta época. À cara do primeiro toiro foi o jovem forcado Francisco Montoya. Na sua primeira tentativa, citou com decisão e de forma tranquila. O toiro ensarilhou no momento da reunião, mas ainda assim o forcado ficou na cara, aguentando os derrotes, mostrando muita vontade de ficar. Contudo, as ajudas tardaram a chegar não se concretizando a pega. Na segunda tentativa, o forcado mandou vir de novo o toiro, reúne de forma justa mas sofreu um derrote violento, acabando por tirar o forcado que voltou a mostrar muita vontade de ficar. Na terceira tentativa, já com ajudas reforçadas, o jovem cara não teve espaço para recuar, com o toiro a entrar pelo grupo dentro. Concretizou à quarta tentativa, com as distâncias mais curtas e o grupo a fechar. Para o quarto da noite foi forcado da cara António Melara Dias, que citou de forma vistosa e bonita. O toiro arrancou de forma repentina, o forcado reuniu mas acabou por não se aguentar na cara do toiro. Na segunda tentativa, o toiro arrancou com muita pata e a reunião foi difícil, com as ajudas a terem também alguma dificuldade a fechar. À terceira tentativa, o forcado reuniu melhor e aguentou a viagem até o grupo fechar nas tábuas com segurança.

Pedrito de Portugal voltava ao Campo Pequeno depois dos dois triunfos obtidos na arena lisboeta esta época. Teve pouca sorte com o lote que lhe calhou, o que não permitiu ao diestro lisboeta brilhar. No seu primeiro toiro um “Varela Crujo” sem transmissão e escasso de forças, Pedrito lanceou bem à verónica, mas baixou-lhe cedo a cara. Com a muleta, com um toiro com poucas condições de lide destaca-se apenas uma série correcta de muletazzos com a mão direita, rematados com um bonito passe de peito. No quinto toiro da corrida, Pedrito executou bonitos caputazzos, que fizeram vibrar o público nas bancadas. Com a muleta, recebeu o toiro no centro da arena e desenhou um série de passes com a mão direita ligados e com profundidade. Na passagem para a mão esquerda o toiro veio a menos. Pedrito volta a tourear com a mão direita e com o toiro já com pouca investida voltou a colocá-lo no centro da arena, conseguindo sacar-lhe ainda mais alguns muletezzos com classe.

Miguel Ángel Perera - líder do “escalafón” espanhol - debutava esta noite no Campo Pequeno e obteve um saboroso triunfo. O primeiro toiro do seu lote foi colaborante e transmitiu durante toda a faena. Perera lanceou de capote com classe aproveitando as boas investidas do toiro. Com a muleta inicia a feana com uma série de manoletinas, parado no centro da arena. Desenhou boas séries de muletazzos com a mão direita, desenvolvendo um toureio profundo. Com a esquerda também esteve a gosto, mas é com a mão direita que volta a tourear ao natural, descoberto e mandando sempre na faena. No seu último toiro, o espanhol desenhou bonitos lances de capote. Com a muleta volta a desenvolver boas séries de muletazzos ligados e rematados com passe de peito. Estve correcto com as duas mãos mas foi sempre com a mão direita que conseguiu um toureio mais templado, ligado e de profundidade. Uma boa estreia desta figura do toureio em Lisboa.

O Mais e o Menos
+ O bom ambiente da corrida e a entrega de todos os intervenientes;
+ A justa e bonita homenagem a António Badajoz;
- O segundo toiro da corrida, escasso de forças.

Sem comentários:

Enviar um comentário