quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"Toiros duros, com muita pata e sobretudo muito exigentes..." assim serão os Palha para Évora


Na Herdade da Adema, pastam os exemplares da ganadaria Palha, que tantos troféus têm ganho nos últimos anos.
A poucos dias de ser lidado um curro na Praça de Toiros Arena D’ Évora, pela primeira vez naquela praça em 160 anos de história da Ganadaria, fomos ouvir o ganadero Dr. João Folque sobre os seus toiros.

Tauromania: Há quanto tempo é que não é lidado nas praças de toiros em Portugal, um curro da ganadaria Palha ?

João Folque: O último curro lidado em Portugal foi há 8 anos em vila franca na praça Palha Blanco na comemoração do seu centenário.


Tauromania: Nos últimos dois anos, nos Concursos de ganadarias Luso-Espanhol que se realizaram em Évora, os dois toiros Palha saíram bravos e a pedir contas aos artistas (cavaleiros e forcados). Quais as suas perspectivas, em termos de comportamento do seus toiros, para a corrida de Sábado em Évora ?

João Folque: Na minha expectativa o curro de Évora irá apresentar um comportamento similar, ao dos dois toiros referidos, porém talvez até com mais raça e temperamento.


Tauromania: Sabendo que, por certo, escolheu um curro de toiros que lhe possa dar garantias de sucesso, que invista e que transmita emoção, há algum dos toiros escolhidos que deposite maior curiosidade ? E qual o motivo ?

João Folque: Tenho uma expectativa com os toiros nºs 520 e 196 dado o seu comportamento reservado e tímido que apresentam no campo o que normalmente é um bom presságio.


Tauromania: Com todos os troféus importantes que a ganadaria Palha tem ganho nos últimos anos, tendo sido a triunfadora do troféu “Corrida Mais Brava” na Feira de San Isidro 2009, parece que na Herdade da Adema criar toiros bravos é fácil. Mas é mesmo assim ?

João Folque: Nem por sombras, criar toiros bravos é extremamente difícil. Para além do conhecimento perfeito do toiro bravo que se quer criar, é preciso ter sorte para acertar na ligação dos sementais com as vacas que lhes estão destinadas e, sobretudo, ter uma área disponível (cerca de 5 hectares de vaca de ventre) para além de uma boa equipe de maiorais que estejam disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana para atender os animais, sem isto é impossível criar toiros bravos.


Tauromania: Pode desvendar-nos quais os seus critérios na selecção (tanto dos machos como das fêmeas) para que os toiros Palha sejam, na generalidade, bravos ?

João Folque: No meu critério de selecção procuro sobretudo 3 características: Casta, Poder e Fiereza, isto tudo dentro de um fundo de Nobreza.
Se a arte de tourear consiste em burlar o toiro, então a arte de tourear também deve ser entendida como a arte de dominar a violência do animal.
A violência do animal, traduz-se no fundo em agressividade (Casta) assente numa base de força e resistência (Poder) e transmitido muita emoção e perigo (Fiereza), tudo isto dentro de um fundo de obediência (Nobreza).


Tauromania: Os aficionados que forem a Évora neste próximo sábado, o que podem esperar dos toiros Palha ?

João Folque: Um curro muito bem apresentado, com trapio e apresentação idêntica, por exemplo, ao da praça de toiros de Sevilha, que proporcionaram certamente muitas emoções fortes.


Tauromania: E os Cavaleiros e Forcados ?

João Folque: Toiros duros com muita pata e sobretudo muito exigentes, que proporcionaram o êxito verdadeiro àqueles que os quiserem lidarem e pegar.

Fotografia: D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário