terça-feira, 1 de setembro de 2009

Última actualização (19h30 : 01/09/2009): As mensagens em homenagem a D. José João Zoio


A título de homenagem ao cavaleiro José João Zoio, publicamos as mensagens que recebemos na Tauromania.

Também a sua página no Facebook (http://www.facebook.com/reqs.php#/jjzoio) tem recebido dos aficionados muitas mensagens de homenagem a este grande toureiro.

-> Empresa Aplaudir

"Ex.os Senhores

É com imensa tristeza e profundo pesar que escrevemos estas pequenas linhas pelo falecimento de uma Grande Figura do Toureio mas principalmente de um Amigo, de um Pai que no dia 8 de Agosto na Nazaré falava orgulhosamente dos seus filhos.

Nesse dia quisemos homenageá-lo na primeira arena que pisou como Cavaleiro, a Praça de Toiros do Sitio. Foi uma Homenagem que a Aplaudir merecidamente lhe granjeou, naquela arena que fica na História da Tauromaquia como sendo a primeira em que se estreou e a ultima que pisou.

Foi uma noite de conversa, de recordar os bons tempos mas também de pensar o presente e redimensionar o futuro. Muito se falou e até na hipótese de voltar a fazer umas Corridas. O seu estado de espírito era fabuloso e ninguém podia prever este abrupto desfecho.

Nada o trará de volta ao nosso convívio mas estará para sempre na nossa memória como um Grande Senhor dentro e fora das Arenas.

Na Nazaré, dia 12 de Setembro, iremos prestar-lhe uma singela Homenagem descerrando uma placa "in memoriam" de D. José João Zoio, numa Corrida em que actuará Duarte Pinto o jovem Cavaleiro que o fez montar a cavalo em Praça pela ultima vez para ser Testemunha de Honra da sua Alternativa.

Foi na Nazaré que se estreou e infelizmente foi lá que se despediu do público com uma estrondosa ovação no centro da arena, no passado dia 8 de Agosto.

Aos filhos e restante Família os nossos sentidos e sinceros pêsames.
Que descanse em Paz!

A Empresa Aplaudir"


-> Manuel Andrade Guerra

Prezados Amigos e Contertulianos,

O regresso de férias fica marcado por uma notícia trágica e inesperada: morreu o nosso querido e admirado Amigo José João Zoio, figura enorme do Toureio a Cavalo, homem bom e generoso, para quem as palavras Amizade e Solidariedade traduziam normas de vida.

Foi um dos fundadores da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, que oportunamente lhe concedeu um troféu "Ao Mérito".

A sua esplêndida trajectória por este Mundo sintetiza-se em boa parte numa frase que, há cerca de duas décadas, proferiu numa entrevista concedida ao nosso saudoso Amigo José Manuel Severino e que eu escolhi então como título de primeira página do "Correio da Manhã" - "Ser Cavaleiro é ser Cavalheiro".

Deus já o acolheu.
Manuel Andrade Guerra"

1 comentário:

  1. que deus tenha a sua alma em descanço.idolo da minha juventude que tantas vezes tive o prazer de ver tourear,sempre me marcou acima de tudo pela sua mastria,mas tambem por aquilo que muitos se esqueçem,a maneira como sempre soube respeitar o publico.e nisso foi reaalmente um senhor.va por usted maestro.

    ResponderEliminar