quinta-feira, 5 de novembro de 2009

1º de Novembro no Cartaxo


- Praça de Toiros: Cartaxo
- Data: Domingo, 1 de Novembro de 2009 pelas 16:00
- Empresa: Paulo Pessoa de Carvalho
- Ganadaria: 6 toiros de Dias Coutinho
- Cavaleiros: José Manuel Duarte, Ana Batista, Antonio Maria Brito Paes, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto, Francisco Palha
- Grupos de Forcados: Amadores da Azambuja e de Coruche, capitaneados respectivamente por Fernando Coração e Amorim Ribeiro
- Assistência: ¾ de casa
- Delagados da IGAC: Dirigiu a corrida o Delegado Tauromáquico Sr. Nuno Nery, auxiliado pelo médico veterinário Dr. José Luís Cruz

O já tradicional encerro oficial da temporada “1 de Novembro”, no Cartaxo, levou a cabo a XII corrida de toiros da Casa de Pessoal da EPAL. Em disputa estavam os Troféus para a Melhor Lide e para a Melhor Pega. Esta tarde foi também de alternativa para os bandarilheiros João Bretes e Marco Sabino.

Os toiros de Dias Coutinho acusaram uma média de peso de 470 kg. Serviram sem levantar grandes obstáculos aos intervenientes, com excepção do 5º da ordem que, ao contrário do velho ditado”não há quinto mau”, foi manso e com más intenções.

José Manuel Duarte poderia também ter vencido o prémio de triunfador da tarde, pois soube entender na perfeição o seu oponente que saiu algo desinteressado. Esteve bem o toureiro a preparar e a lidar, cravando superiormente três curtos de elevada nota.

Ana Batista, após uma cravagem dos compridos algo desacertada, conseguiu sair por cima do seu oponente, colocando a ferragem curta com emoção, pondo o toiro a cara “cá em cima” no momento da reunião.

António Brito Paes foi o triunfador da tarde, tendo sido premiado com o Troféu para a Melhor Lide. Recebeu o seu oponente com uma sorte de gaiola, deixando assim o seu primeiro comprido. Executou uma lide com toreria, na forma como preparava adornando-se e rematando os ferros, cravando com temple tendo proporcionado dos melhores momentos da tarde com o seu cavalo Morante, terminando com um bom ferro de palmo.

Manuel Telles Bastos cravou com acerto e rematou correctamente as sortes, com destaque para os seus últimos ferros de palmo.

Duarte Pinto executou uma lide de valentia, colocando a ferragem de forma ajustada e com algum perigo, em sortes por dentro, face a um oponente manso.

Francisco Palha viu a iluminação da praça ir abaixo após a colocação dos compridos, o que causa alguma instabilidade. Mesmo assim, debaixo de chuva e com todos estes contratempos, o cavaleiro realizou uma boa actuação, de realçar a cravagem de bons ferros curtos com o tricórnio na mão.

Quanto aos forcados, abriu praça pelo Grupo de Forcados Amadores de Coruche, Gonçalo Cardoso, que se despediu das arenas na sua terra natal, com uma pega tecnicamente perfeita, à primeira tentativa, contando com a 1ª ajuda do seu cabo. Gonçalo ajudou ainda os restantes toiros do seu grupo. Para o 2º toiro foi o forcado António Macedo que, realizou uma rija pega ao segundo intento, após uma primeira tentativa em que sofreu um violento derrote. Fechou praça pelo Grupo de Coruche Miguel Raposo, que concretizou ao primeiro intento, sem dificuldade.

Pelo Grupo de Forcados da Azambuja abriu praça André Miranda ao primeiro intento, após uma reunião menos conseguida. Para o segundo toiro foi o forcado Ricardo Carvalho, que frente a um toiro com défice na visão, esteve bem ao primeiro intento. Fechou praça pelo Grupo da Azambuja, António Lourenço, com uma vistosa pega à primeira tentativa, tendo o toiro fugido ao grupo, e o forcado suportou a viagem até que os companheiros chegassem. Esta última pega foi premiada com o Troféu para a Melhor Pega.

O Mais e Menos
+ As lides de Brito Paes e José Manuel Duarte.
- Por duas vezes a iluminação da praça foi abaixo, sem que de pronto respondesse.

Fotografia: João Costa Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário